Aparecida de Goiânia, 1° de novembro de 2013 – Na segunda-feira, dia 4, às 8h30, o prefeito Maguito Vilela irá receber os 11 profissionais cubanos do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, que vão atuar em Aparecida. Os médicos cubanos chegaram nesta sexta-feira, dia 1º, e vão atuar nas unidades de Estratégia da Família (ESF) do município e tem o objetivo de humanizar o atendimento daqueles que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). “Sempre defendi o programa. Aparecida tinha um déficit de médicos, que com a vinda desses profissionais será sanado”, salienta o prefeito Maguito Vilela.
Com a chegada dos 11 novos profissionais (cinco mulheres e seis homens), Aparecida contará com 38 profissionais do Programa Mais Médicos, sendo 12 estrangeiros. “Aparecida é a cidade que mais teve inscrições e homologações do programa em todo país no segundo ciclo”, conta a coordenadora da ESF em Aparecida, Érika Lopes Rocha.
Segundo Érika, os médicos serão alocados seguindo dois critérios básicos: a vulnerabilidade da população assistida por cada unidade de saúde que receberá os profissionais e o período que estas unidades permaneceram com número reduzido ou com ausência total de médicos. “Os profissionais atuarão principalmente na prevenção e devem contribuir muito para a melhoria do atendimento médico no município”, frisou Érika Rocha.
Uma das médicas que trabalhará em Aparecida, Liney Ribeiro Ramos, ficou feliz com a receptividade da equipe da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Já instalada no alojamento provisório preparado pela Prefeitura, ela espera que os desafios a serem enfrentados no dia-a-dia profissional sirvam de experiência e conhecimento para sua carreira.
“Nós, cubanos, vimos, porque queremos ajudar o povo brasileiro, temos experiência em assistência da família e estamos seguros com a funcionalidade do Sistema Único de Saúde desse país. Já trabalhamos com condições bem mais extremas e, individualmente, não terei problemas para suprir qualquer necessidade”, ressaltou.
MAIS MÉDICOS – O Mais Médicos é um programa do Governo Federal e faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa prevê investimento na infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde não existem profissionais. A iniciativa acelera também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no país.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)