Monitoramento possibilita ações preventivas em áreas de risco de Aparecida

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 17 de novembro de 2016 – O prefeito em exercício de Aparecida de Goiânia, Ozair José, tem acompanhado o trabalho de monitoramento de áreas de risco do município, realizado pela Defesa Civil. “O objetivo é prevenir prejuízos à população durante esse período chuvoso e antecipar intervenções, se necessário”, explica o prefeito, que à medida em que recebe os relatórios técnicos da Defesa Civil tem visitado in loco os pontos mencionados, determinando as medidas a serem tomadas.

Nesta quinta-feira (17), acompanhado pelo superintendente de Defesa Civil, Juliano Cardoso, o prefeito esteve na Avenida Guyraupia, no Jardim Helvécia, mais conhecida como Chuchuzal. A via, que dá acesso à região sudoeste de Goiânia, é uma das mais movimentadas de Aparecida e no passado sofreu com erosões causadas pela precariedade do sistema de escoamento do Córrego Tamanduá, que passa pela avenida.

Para sanar o problema, no primeiro mandato da atual administração, uma obra de recuperação definitiva foi feita no local, com reforço da estrutura da ponte, do bueiro celular duplo e revitalização de toda a pista. A iniciativa colocou fim aos alagamentos e buracos frequentes. Agora, o monitoramento da Defesa Civil detectou problemas em outro ponto da via. Por esse motivo, uma equipe de engenharia da Seinfra também esteve no local hoje, para definir as intervenções que deverão ser feitas.

“A manutenção será iniciada na segunda-feira (21), a fim de não interromper o fluxo de veículos”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, que explicou que as intervenções serão feitas na estrutura da tubulação que compõe o bueiro e colocação de gabiões onde foi detectado o princípio de erosão.

“A Defesa Civil, que atua de forma integrada com a Seinfra, também fará a limpeza e desobstrução do córrego”, declarou o superintendente Juliano Cardoso, chamando a atenção da população para a necessidade de fazer a sua parte e evitar o descarte indevido de objetos como pneus e até móveis, entre outros objetos, nas ruas, nascentes e córregos da cidade.

“Apesar das campanhas educativas e da disponibilidade de  serviços como o Disque Busque, oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, essa prática ainda é recorrente entre os moradores de Aparecida”, alerta o secretário Mário Vilela.

Outro ponto vistoriado foi o bueiro celular duplo da BR-153, próximo à Mabel e ao Country Clube, por onde passa o Córrego Santo Antônio, e onde o Governo Federal, por meio do DNIT, se comprometeu a construir quatro pontes. “O bueiro atual não comporta a vazão atual. Estamos monitorando contínuamente o local, mas a solução definitiva ocorrerá com essas obras”, destacou Juliano Cardoso. Ozair José acionou a diretoria da Triunfo Concebra, concessionária responsável pela manutenção da rodovia em Aparecida e que executará as obras, pedindo agilidade no início das intervenções.

RECAPEAMENTO – Além das pontes, Ozair José vistoriou ainda a Avenida V-001, no Residencial Santa Fé, que está sendo recapeada. “Com o grande fluxo de veículos, o desgaste de algumas avenidas é inevitável e o recapeamento é o mais adequado”, avaliou o prefeito em exercício, que deve vistoriar outras obras nos próximos dias.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)