Aparecida de Goiânia, 02 de outubro de 2013 – Após a apresentação sobre o atendimento que realizarão no programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF), em Aparecida de Goiânia, os 28 médicos que já se apresentaram à SMS, no primeiro e segundo ciclo do Programa Mais médicos foram recepcionados hoje, 2 de outubro, pelo prefeito Maguito Vilela (PMDB) e pelo secretário de Saúde, Paulo Rassi, na sala de reuniões da prefeitura.
“Lutei muito pelo programa Mais Médicos por ser prefeito de um município que vivia a realidade da falta de médicos e por ser membro diretor da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), instituilção que tem a obrigação de intermediar o atendimento das demandas dos municípios brasileiros junto ao Governo Federal. Por tudo isso, vocês são muito bem vindos”, frisou o peemedebista.
O prefeito e o secretário informaram aos médicos sobre o suporte que o município vem dando ao trabalho dos profissionais de Saúde no município. Segundo o secretário, todos os pedidos feitos pelo município ao Ministério da Saúde tem sido atendidos.
“Construímos 5 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs); dez estão em construção; 14 aguardam licitação; o Hospital Municipal já foi autorizado pelo Governo Federal e também está em licitação. Além disso garantimos diariamente que todos os insumos necessários ao atendimento nas unidades não faltem. Ou seja, estamos aqui para auxiliar o trabalho de vocês e de todos que já atuam na Saúde do município”, enfatizou o Paulo Rassi acompanhado do vereador Edilson Ferreira (PMDB), líder do governo na Câmara.
A oncologista formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e que atua em Goiânia, Juliana Castro Dourado Pinezi, afirmou já conhecer o modelo de atendimento básico desenvolvido em Aparecida e ficou impressionada, não só com a estrutura apresentada ontem ao grupo pela coordenação de Estratégia de Saúde da Família do município, mas com a condução do trabalho. “É visível o cuidado com a montagem das equipes de saúde e o profissionalismo existente aqui. Se não dá para aumentar o orçamento da Saúde, uma boa gestão já é o começo, e é o que tem ocorrido em Aparecida”, observou a médica.
Cidade desperta interesse de profissionais
Aparecida chama a atenção por ter sido a cidade brasileira com maior número de médicos inscritos dentro do programa Mais Médicos neste segundo ciclo. Ao todo, foram 37 inscritos e 26 homologaram a inscrição. Atrás de Aparecida está a capital federal, Brasília, com um total de 14 médicos com inscriões homologadas.
Embora tenham até o dia 14 de outubro para se apresentar à SMS de Aparecida, 21 médicos já estão na cidade e iniciarão suas atividades nas UBSs nesta quarta-feira, 2 de outubro. Eles vem de várias cidade do interior de Goiás, de Goiânia, e de outros estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
No primeiro ciclo do programa, Aparecida recebeu sete médicos, totalizando um aumento de 28 novos profissionais na rede de atendimento básico do município. Quatro brasileiros que já estão em atividade e três intercambistas – dois brasileiros formados no exterior e um grego – iniciarão atendimento nas UBSs nesta quarta, pois estavam providenciando a documentação necessária, como o registro. Todos eles também participaram da recepção feita hoje pelo prefeito Maguito Vilela.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)