Aparecida Digital

Acesso à Informaçãoiconeiconeiconeicone

Palestra para gestores de escolas orienta sobre combate a abusos sexuais

“Não tem nada mais digno do que as nossas crianças”, disse o prefeito Vilela, que participou da qualificação

Por Allan David
24 de abril de 2025

FacebookXWhatsAppTelegram

Palestra para gestores de escolas orienta sobre combate a abusos sexuaisFoto: Jhonney Macena

O prefeito de Aparecida, Leandro Vilela, e a secretária de Educação, Professora Núbia Farias, participaram nesta quinta (24), na Câmara Municipal, de uma palestra ministrada para gestores da rede pública de ensino visando preparar os profissionais para detectar e tomar as devidas providências no acolhimento a crianças vítimas de abuso sexual. O conteúdo foi apresentado pelo promotor de Justiça Márcio Nascimento, que atua em Aparecida.

Vilela exaltou o Ministério Público de Goiás pela parceria estabelecida com a gestão municipal e pela iniciativa de qualificar os quadros da Educação para atuar em defesa das crianças. “Não tem nada mais digno do que as nossas crianças”, enfatizou o prefeito. Ele afirmou ainda que “não há outro caminho para um cidadão se não for a educação”.

Núbia Farias explicou que a palestra faz parte de um programa de qualificações executado neste ano para aprimorar os serviços prestados aos alunos. “Nós, como servidores públicos, estamos aqui para servir, e não há ninguém melhor do que a escola, do que os professores, para servir”, disse ela conclamando os gestores a redobrar a dedicação às crianças.

Prefeito Vilela e secretária Núbia Farias ressaltaram dedicação dos gestores às crianças de Aparecida – Foto: Jhonney Macena

O promotor Márcio Nascimento explanou sobre as diferenças entre as violências física, psicológica e sexual. Ele declarou que o Brasil vive hoje uma situação de violência endêmica e argumentou que a punição aos agressores, por si só, não resolve. Para o jurista, a melhor alternativa na solução desse problema é estimular e consolidar uma cultura de paz.

Márcio fez um apelo para que os profissionais da educação se mantenham vigilantes em defesa das crianças e alertou para as consequência do abuso sexual. “Se a situação não for bem tratada, essas lembranças vão perseguir essa pessoa que sofreu uma violência sexual.” A palestra foi acompanhada também pelos vereadores Camila Rosa e Lipe Gomes.

Navegue entre as notícias