Em tempos de pandemia de Covid-19, todos que podem ficar em suas casas devem fazê-lo em respeito às orientações das autoridades de Saúde e pelo bem-estar da sociedade, contribuindo para conter a circulação do Coronavírus. Todavia, há tratamentos e programas que não podem parar porque são essenciais para as pessoas. Por isso, em Aparecida de Goiânia, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Cardoso II, 15 senhoras participantes do Programa Hiperdia (Para diabéticos e hipertensos) têm recebido orientações e o devido acompanhamento de forma remota pela internet.
“São usuárias que pertencem ao grupo de risco para a Covid-19 e devem permanecer em casa o quanto puderem. Nesse sentido, para protegê-las e continuar acompanhando a saúde delas, criamos palestras de Hiperdia pelo aplicativo Whatsapp. Dentre os temas abordados rotineiramente, incluímos o Coronavírus, nesta semana, dando orientações gerais sobre o assunto com foco na proteção para se evitar o contágio”, informa o gestor da UBS, Wilson Ferreira da Silva Júnior.
As palestras são ministradas pelas enfermeiras Barbara e Roberta. Foi criado um grupo no aplicativo para essas usuárias do Hiperdia se comunicarem com as profissionais, daí é marcado um dia para o envio da palestra. Logo depois, elas conversam com todas esclarecendo dúvidas e se informando sobre a saúde delas em seu dia-a-dia. Se alguém preferir, pode continuar a conversa individualmente com as enfermeiras.
Na opinião da dona Terezinha, uma das participantes do grupo que fez um vídeo carinhoso de agradecimento às enfermeiras, a iniciativa foi “maravilhosa. Tiramos muitas dúvidas sobre o Coronavírus, nos explicaram tudo muito bem explicado e está de parabéns a equipe da UBS Bairro Cardoso“.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)