Parque das Nações recebe base comunitária da Guarda Municipal

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 12 de dezembro de 2013 – Com o objetivo de ampliar a segurança do cidadão aparecidense, melhorar o ambiente de trabalho dos guardas municipais e proteger o patrimônio público municipal, o prefeito Maguito Vilela e o secretário da Defesa Civil e Guarda Civil Municipal de Aparecida, Sargento Cachoeira, e o comandante da Guarda Civil Municipal, Sandro Cristhoper, inauguraram nesta quinta-feira, 12, a 5° Base Comunitária da Guarda Civil Municipal, no Parque das Nações. “Esses novos pontos de apoio são necessários, pois antes havia só o quartel da Guarda Municipal no Garavelo, o que dificultava o deslocamento das equipes. Com as bases, o cidadão poderá solicitar a qualquer momento o efetivo para atender ocorrências e sem demora”, salientou Maguito.

Com a inauguração da 5ª Regional, o secretário afirmou que o município agora fica totalmente coberto. “Com as bases comunitárias nas principais regiões do município, com efetivo de 60 guardas em cada e duas viaturas ficará mais fácil atender as ocorrências e proteger escolas, unidades de saúde e demais órgãos públicos”, explicou Sargento Cachoeira.

A nova regional conta com salas de comando e supervisão, espaço de descanso, duas viaturas e o efetivo de 62 homens que trabalharão na área que compreende 31 postos de serviços e abrange 34 bairros. A nova regional terá à frente o Comandante Santos. Com as outras bases já em funcionamento, Aparecida conta agora com cinco bases comunitárias de segurança e uma extensão, chamada de sub-regional. São elas: a 1ª Regional, no setor Estrela do Sul, com extensão na Vila Brasília; a 2ª Regional, na Vila Brasília, próximo ao terminal de ônibus; a 3ª Regional, instalada no Expansul, a 4ª Regional do Jardim Alto Paraíso; e a 5° no Parque das Nações.

Satisfeito com o trabalho desenvolvido pelo comando da Guarda Civil Municipal durante o ano, o prefeito anúnciou que vai propor à Câmra Municipal a criação de uma premiação para a base comunitária que apresentar o melhor desempenho durante o ano de 2014. “Essa iniciativa da Guarda Municipal merece os nossos aplausos e a base que desenvolver o melhor trabalho merece ser premiada de alguma forma”, defendeu Maguito.

O prefeito determinou que o o titular da pasta e o comandante da Guarda Civil Municipal, Sandro Cristopher, elabore um projeto que justifique a necessidade do Ministério da Justiça doar um helicóptero para a Guarda Civil. “Quero que o secretário elabore o mais rápido esse pleito para que eu leve até o Ministério da Justiça para reforçar nossa segurança, afinal somos a maior cidade de Goias, depois da capital”, enfatizou Maguito. O prefeito entendete que a aeronave facilitaria o trabalho da corporação.

O objetivo das bases comunitárias é manter uma relação de proximidade com os diretores das escolas, os funcionários das UBS’s e com a comunidade local, criando uma de rede de prevenção e combate à criminalidade no município e de proteção ao patrimônio público da cidade. Futuramente, as bases também receberão o sistema de videomonitoramento, que deve reforçar ainda mais a segurança pública.

Além de Maguito, Cachoeira e Sandro e diversos guardas municipais e a Guarda Mirim participaram da inauguração o vereador Vercelino Amendoim (PSL), os secretários Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Fabio Camargo (Meio Ambiente), Tarcísio Francisco (Procuradoria) e Domingos Pereira (Educação).