Aparecida de Goiânia, 16 de novembro de 2016 – Como forma de desejar boas vindas a todos os prefeitos e prefeitas participantes do Smart City Expo & World Congress – evento internacional que promove discussões importantes sobre cidades inteligentes, sustentabilidade e tecnologia – a anfitriã do encontro, Ada Colau, que é prefeita da cidade sede, Barcelona, promoveu na noite desta terça-feira (15) um jantar de recepção aos principais dirigentes presentes. O prefeito Maguito Vilela, que está chefiando a delegação brasileira, representada por dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), foi um dos convidados de destaque. Ele esteve acompanhado do prefeito eleito, Gustavo Mendanha, que também participa do congresso, na condição de convidado da FNP.
O congresso “Cidades Inteligentes”, como é chamado aqui no Brasil acontece entre os dias 15 e 17 deste mês e tem na programação oficial palestras de renomados conferencistas. Mas a fim de aproveitar ao máximo a estadia e conhecer de perto experiências exitosas e boas práticas de governança e parcerias-público-privadas (PPP), o atual prefeito, Maguito Vilela, e o próximo prefeito, Gustavo Mendanha, tiveram no primeiro dia de viagem uma agenda recheada de visitas. “Realizamos diversas visitas técnicas. A primeira foi à Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos, Ecoparc. A segunda à Empresa de Transporte Metropolitano de Barcelona (TMB), onde tivemos a oporunidade de discutir sobre a integração metrô/VLT/onibus/bicicletas e as formas de melhorar a Mobilidade Urbana em regiões metropolitanas” – explica Euler Morais.
O secretário é um dos organizadores do IV Encontro dos Municpípios com o Desenvolvimento Sustantével (EMDS), que acontece todos os anos em Brasília e, por isso, também foi convidado pela FNP a participar do evento na cidade européia. Ele explica que todos os custos da viagem estão sendo financiados pelo convênio da FNP com a Smart City Expo & World Congress. Seguindo a extensa agenda do primeiro dia na cidade européia, os três visitaram um projeto de fomento e apoio a micro e pequenas empresas. “Existe uma possibilidade de intercambio de conhecimento e experiências nessa área, inclusive com possibilidade de alguns representantes de Aparecida passarem algumas semanas aqui para vivenciarem mais o projeto” – pontua.
Para completar a extensa agenda de visitas técnicas, os dirigentes também estiveram no 22@, um distrito comercial implantado a partir do novo Plano Diretor de Barcelona que a colocou na rota das cidades sustentaveis e inteligentes, com enfase em novas tecnologias e qualidade de vida. “Além disso, a delegação brasileira participou de um encontro com representantes da gigante chinesa Huawei. Ficou acertado uma visita de seus dirigentes a Aparecida, em dezembro, para discutir a possibilidade de implantação de um projeto em parceria com a Prefeitura, com apoio e financiamento do Banco da China” – completa o secretário.
Na noite desta terça-feira (15) foi oferecido pela anfitriã do evento, a prefeita de Barcelona, Ada Colau, um jantar aos prefeitos brasileiros. Para o secretário de Governo e Integração Institucional a ida do prefeito eleito Gustavo Mendanha ao congresso demonstra seu comprometimento com o atual projeto e também marca oficialmente o início do processo de transição entre as duas gestões. Representando a FNP também estão outros cinco dirigentes: José Fortunati (Porto Alegre), vice-presidente de Relações Institucionais; Vladimir Azevedo (Divinópolis), vice-presidente de Gestão Pública; Vinicius Farah (Três Rios), vice-presidente de Desenvolvimento Econômico Local; e Carlos Amastha (Palmas).
Cronograma
Segundo Euler, tanto Maguito Vilela quanto Gustavo Mendanha estão entusiasmados pelo alto nivel da programação do encontro mundial sobre Cidades Inteligentes. “Há um intenso intercâmbio de ideias e conhecimento, de práticas bem sucedidas que proporcionam uma viriedade de ideias e possibidades de inovações e modernização à cidade de Aparecida. A FNP vem dando todo o apoio e suporte para que prefeitos brasileiros tirarem o melhor proveito do conhecimento, informações e experiencias que o evento pode oferecer” – frisa.
Pela manhã os três reresentantes de Aparecida no Smart City Expo & World Congress assistiram à palestra “O papel fundamental das cidades na catalisação da transição para uma Economia Circular”, que aconteceu no auditório Sra Dame Ellen MacArthur. Em seguida à palestra do prefeito Eduardo Paes, “House and Open Public Spaces at the core of Inclusive Cities” ou “Casa e Espaços Públicos Abertos no Núcleo de Cidades Inclusivas”. Ao meio dia participaram da Recepção da Delegação Brasileira pela empresa Roca e pela Organização do Smart City, que acontceu na Sala de Protocolo da feira e que contou com a presença da Cônsul-Geral do Brasil na Catalunha, José Augusto Lindgren Alves.
No período da tarde prefeito, futuro prefeito e secretário assistiram à palestra “Porque precisamos de cidades mais conectadas?”, que aconteceu no Auditório Sr Parag Khanna. Às 22h (do horário local) eles participarão de uma reunião com representantes da Arelsa, empresa de Barcelona especializada em Iluminacao Pública e tecnologias de Cidades Inteligentes.
Cidades Inteligentes
Desde a primeira edição do congresso internacional realizada em 2011, o Smart City Expo & World Congress acabou se tornando referência na discussão sobre cidades e cidadãos inteligentes, abordando temáticas como Governança, Economia, Mobilidade, Sociedade, Sustentabilidade e Tecnologia. Durante todos os dias, especialistas e líderes de todo o mundo, bem como empreendedores sociais, startups, centros de pesquisa e representants de diversas iniciativas de cidadãos apresentam suas estratégias para um mundo urbano mais inteligente e sustentável.
O congresso reúne prefeitos, gestores públicos locais, regionais, nacionais e globais, formadores de opinião, instituições acadêmicas, centros de pesquisa, incubadoras, investidores e corporações. Atores com poder de tomada de decisão que possam impulsionar a implementação de “cidades inteligentes” e do conceito de empoderamento de seus cidadãos. A última edição contou com cerca de 15 mil visitantes, mais de 400 palestrantes, quase 500 expositores e delegações de 568 cidades. 60% dos participantes representaram o setor privado e 40% o setor público. O evento é organizado pela Fira Barcelona, umas das mais importantes organizações de eventos em negócios da Europa.
Programação
O Smart City tem duração de três dias. Serão quatro palestrantes principais (keynotes): Ellen MacArthur (O Papel Fundamental das Cidades na Catalisação da Transição para uma Economia Circular), Parag Khanna (Por que precisamos de cidades mais conectadas?), Susan Etlinger (nteligência Artificial em uma Cidade Digital) e David Bollier (A Cidade como um bem comum). Além o evento terá oito eixos temáticos: Governança, Mobilidade, Economia, Sociedade, Sustentabilidade, Segurança, Dados e Tecnologia e economia circular.
A FNP e o Smart City World Expo & World Congress têm desde 2013 um acordo de parceria para possibilitar o intercâmbio de experiência entre as duas organizações em preparação do evento bianual organizado pela FNP “Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável”. A FNP terá um estande para divulgar o IV EMDS, que neste ano terá o tema “Reiventar o financiamento e a governança das cidades“. Além da programação normal do o Smart City, acontecerão eventos paralelos: “PPPs para as cidades”; “Coleta de resíduos pneumáticos”; “Fórum Chinês – Cidades inteligentes e investimento”; “Boas Práticas em cidades inteligentes”; “Liderança Feminina” e “Sistema Galileo de Mobilidade”.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)