Com intuito de acompanhar os avanços do Projeto “Lean nas UPAs de Aparecida de Goiânia”, que como objetivo otimizar os processos administrativos e assistenciais que impactam as filas de atendimento das unidades, tendo em vista a melhoria operacional, o prefeito Gustavo Mendanha participou, na manhã desta sexta-feira, 26, de reunião na UPA Brasicon. Na ocasião, servidores da unidade discutiam melhorias para os serviços oferecidos no local, com um dos membros da equipe do Hospital Sírio-Libanês, instituição que tem realizado consultoria para as Unidades de Pronto Atendimento do município.
Gustavo Mendanha conferiu os dados do diagnóstico realizado pelo Sírio-Libanês no início do projeto, sobre a qualidade dos serviços oferecidos nas UPAs de Aparecida, conversou com os servidores e discutiu algumas propostas de melhorias. “Fico muito feliz em ver o comprometimento dos nossos servidores com o Projeto. Os investimentos em Saúde são prioridades desta gestão. A Prefeitura precisa oferecer um atendimento de excelência e temos buscado qualificação para isso. Nosso objetivo é criar uma cultura de melhorias contínuas em nossas unidades de saúde”, afirmou.
O secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, também acompanhou a reunião e falou sobre algumas medidas que serão encaminhadas pela pasta, tendo como ponto de partida o levantamento realizado pela equipe do Hospital Sírio-Libanês. “Com base nas necessidades levantadas, poderemos fazer remanejamento de profissionais, otimizar processos internos, realizar treinamentos e construir protocolos que auxiliarão na redução de custos e na melhoria da qualidade dos serviços prestados”, pontuou.
O especialista de processos do Hospital Sírio-Libanês, Everton de Macedo da Cunha, foi quem apresentou o diagnóstico aos presentes e explicou as fases do projeto: “A partir do diagnóstico e treinamento realizado, foi possível identificar pontos positivos e oportunidades de melhorias para os atendimentos nas UPAs de Aparecida. Agora, estamos discutindo essas ideias, que deverão ser validadas pela gestão, para que em seguida possamos mapear os processos e implementá-los”.
Segundo o especialista, há possibilidades de melhorias nos processos que envolvem a entrada do paciente, sua passagem na unidade, sua saída e no processo de gestão. “Vamos construir estratégias, juntamente com os servidores, e assim buscar o reforço de protocolos e a implementação de indicadores de desempenho ao longo dos próximos cinco meses”, explicou.
Parceria
Em agosto deste ano, a Prefeitura firmou parceria com o Hospital Sírio-Libanês, por meio do Projeto Lean nas UPAs de Aparecida de Goiânia. A iniciativa baseia-se na capacitação de servidores e na implementação de projetos nas três UPAs do município (Brasicon, Buriti e Flamboyant), pela área de consultoria do Hospital, que é referência nacional.
Com o Projeto, os processos administrativos e assistenciais à saúde prestados pelas unidades de urgência e emergência da cidade serão melhorados, o que beneficia principalmente a população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS) do município. Entre as melhorias estão a otimização nos processos e redução do tempo de espera das pessoas nas unidades de urgência e emergência da cidade, que hoje, juntas, atendem cerca de 1,5 mil pacientes diariamente.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)