Prefeito cobra liberação de recursos federais para solução definitiva no Parque Tamanduá

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Secom Planalto

Aparecida de Goiânia, 05 de novembro de 2013 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), esteve em Brasília nesta terça-feira (5), para resolver duas situações preocupantes para o município: recursos para obras definitivas de macro drenagem no Parque Tamanduá e a conclusão da última etapa do viaduto do Bil, na BR-53. Para isto, Maguito Vilela se reuniu com ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho, e com o ministro dos Transportes, César Borges. O prefeito deixou claro ao ministro da Integração Nacional que, com o período chuvoso, é necessário colocar em prática uma solução definitiva para o problema de macro drenagem do Parque Tamanduá. Durante a reunião com o ministro dos Transportes, César Borges, o prefeito solicitou a liberação do pagamento da parcela referente à ultima etapa da obra do Viaduto do Bil, na BR-153.

No dia 9 de outubro o prefeito Maguito Vilela prorrogou o prazo do decreto de situação de emergência da região do Parque Tamanduá, garantindo, assim, recursos do Governo Federal para conter a erosão e evitar acidentes, que está em Situação de Emergência desde o início de abril deste ano. Durante a reunião, o prefeito solicitou ao ministro da Integração Nacional a liberação de R$ 20 milhões para iniciar o mais rápido as obras de recuperação definitiva dos fundos de vale da região.

Os recursos serão utilizados em obras de recuperação das diversas danificações em pontos de galerias pluviais antigas que já não atendem mais ao volume de água, principalmente no período chuvoso. O aumento da vazão nos bueiros celulares e a falta de escadarias de dissipação da energia cinética das águas acabam provocando erosões e deslizamentos de terra, chamados voçorocas. Em abril deste ano, em decorrência do risco de desmoronamento de ruas e casas provocado pela voçoroca existente no Parque Tamanduá e suas intermediações, o prefeito Maguito Vilela assinou decreto de emergência para a região, mas em função da mudança do titular do Ministério da Integração Nacional os recursos não foram liberados.

“Foi uma visita muito produtiva. Nós demonstramos a gravidade e a urgência da situação ao ministro Francisco José Coelho, que se mostrou sensibilizado. Como coincidentemente houve uma troca tanto do nosso secretário do Meio Ambiente quanto do próprio ministro da pasta, nossa equipe apresentou novamente ao novo ministro os projetos de infraestrutura, engenharia ambiental, o cronograma de trabalho e a aplicação financeira. Tivemos a promessa de que a análise da situação será concluída em até 10 dias, quando teremos a resposta a respeito da verba” – conta o prefeito Maguito Villela.

Na ocasião foi explicitado o amplo estudo realizado no Plano Diretor de Drenagem Pluvial de Aparecida de Goiânia, que mapeou todas as áreas de risco do município. O fundo de vale contido no Parque Tamanduá, onde ocorreram os deslizamentos de terra, recebe toda a vazão de água que escorre do Anel Viário, da GO-040, da Avenida Liberdade e de todo o Bairro Cardoso. Além do ministro e do prefeito, também estiveram presentes o deputado federal Leandro Vilela (PMDB) e os secretários Mário Vilela (Infraestrutura), Afonso Boaventura (Planejamento) e Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos).

Viaduto do Bil

Parte da obra de construção do viaduto do Bil, que compreende a construção da via concretada elevada, já foi concluída. O ministro se mostrou sensível ao pleito e prometeu empenhar a verba, que já está garantida. A obra integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Mobilidade Urbana do Governo Federal.

Após a liberação do pagamento a empresa deve iniciar a finalização da pavimentação elevada. Caso tenhamos um período de estiagem que permita, a pista poderá ser liberada em no máximo 20 dias”, explica Valéria Pettersen, secretária de Projetos e Captação de Recursos. Ela conta que Maguito pediu também ao ministro apoio para a construção de outros cinco viadutos na cidade. Dois deles seriam no Anel Viário, dois na BR-153 (um em frente ao CEL da OAB e outro na região do Bela Vista) e outro no Centro da cidade.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)