Prefeito visita instalações do IFG e UEG com objetivo de viabilizar a implantação antecipada da UFG

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 06 de fevereiro de 2014 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), visitou nesta quarta-feira, 5, as instalações do Instituto Federal Goiano (IFG) e da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Aparecida. Acompanhado de uma comitiva da gestão municipal, o prefeito avaliou a possibilidade de um dos prédios receberem provisoriamente os cursos iniciais do campus avançado da Universidade Federal de Goiás (UFG), que será construído no município.

Segundo o prefeito, as duas faculdades têm capacidade para receber os cursos da UFG, no entanto, uma definição concreta e o dimensionamento da avaliação feita nos prédios serão levados para a Reitoria da Universidade nesta sexta-feira, 7, para que a direção tome a decisão final. “Vamos começar com oito cursos que serão definidos de acordo com a demanda do nosso município. O primeiro vestibular será realizado no meio deste ano para o curso de Geologia e vai ofertar 50 vagas em período integral”, ressaltou.

A construção do campus da UFG em Aparecida deve durar aproximadamente dois anos até a inauguração. A Prefeitura de Aparecida vai custear a locação do prédio temporário e cederá servidores para cuidar da limpeza e da segurança do espaço. Além do curso de Geologia, a previsão é que a universidade ofereça ainda, até 2015, os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia de Materiais, Engenharia de Transportes e Engenharia Química. “Estamos antecipando a chegada da UFG em Aparecida e queremos a prefeitura como parceira nessa empreitada”, pontuou o reitor da instituição federal de ensino, o professor Orlando Afonso Valle do Amaral, em visita ao prefeito na semana passada.

OBRAS – O campus avançado da UFG será construído na região leste de Aparecida, próximo ao Parque Industrial José Alencar. De acordo com o reitor, o processo licitatório para a execução das obras já está no estágio final. “A nossa expectativa é assinar o contrato com a empresa que vai executar as obras nos próximos 30 dias”, argumentou.

O terreno onde será construído a UFG em Aparecida possui 500 mil metros quadrados e foi doado à universidade pelas famílias Cunha Bastos e Nogueira por meio de edital de chamamento público. O pedido da universidade para o município de Aparecida foi feito pelo prefeito Maguito Vilela ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010, mas foi a presidente Dilma Rousseff que concretizou a autorização no ano de 2011, durante a expansão da Rede Federal de Educação Superior Profissional e Tecnológica.

A visita aos prédios do IFG e UEG contou com a presença dos secretários Euler de Morais (Governo e Integração Institucional); Afonso Boaventura (Planejamento); Domingos Pereira (Educação) e Rodrigo Gonzaga Caldas (Desenvolvimento Urbano). No IFG o prefeito foi recebido pelo Diretor Administrativo, Divino Lopes Alvarenga e na UEG, pelo reitor da universidade, Professor Doutor Haroldo Reiner.

CURSOS DE MEDICINA – Além de receber o campus avançado da UFG e contar também com uma unidade do IFG, Aparecida foi pré-selecionada pelo Ministério da Educação para receber a implantação do curso de medicina em instituições particulares de ensino superior do município. O Ofício nº11/2014/SERES/MEC, que confirma a pré-seleção, foi entregue ao prefeito no último dia 29 de janeiro.

Os municípios selecionados na primeira etapa, dentro do que foi estipulado pela portaria, receberão, na segunda etapa, a visita da comissão de especialistas do MEC para a verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes. A terceira etapa consiste na análise do projeto de melhoria destes equipamentos.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)