Aparecida de Goiânia, 06 de fevereiro de 2014 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), visitou nesta quarta-feira, 5, as instalações do Instituto Federal Goiano (IFG) e da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Aparecida. Acompanhado de uma comitiva da gestão municipal, o prefeito avaliou a possibilidade de um dos prédios receberem provisoriamente os cursos iniciais do campus avançado da Universidade Federal de Goiás (UFG), que será construído no município.
Segundo o prefeito, as duas faculdades têm capacidade para receber os cursos da UFG, no entanto, uma definição concreta e o dimensionamento da avaliação feita nos prédios serão levados para a Reitoria da Universidade nesta sexta-feira, 7, para que a direção tome a decisão final. “Vamos começar com oito cursos que serão definidos de acordo com a demanda do nosso município. O primeiro vestibular será realizado no meio deste ano para o curso de Geologia e vai ofertar 50 vagas em período integral”, ressaltou.
A construção do campus da UFG em Aparecida deve durar aproximadamente dois anos até a inauguração. A Prefeitura de Aparecida vai custear a locação do prédio temporário e cederá servidores para cuidar da limpeza e da segurança do espaço. Além do curso de Geologia, a previsão é que a universidade ofereça ainda, até 2015, os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia de Materiais, Engenharia de Transportes e Engenharia Química. “Estamos antecipando a chegada da UFG em Aparecida e queremos a prefeitura como parceira nessa empreitada”, pontuou o reitor da instituição federal de ensino, o professor Orlando Afonso Valle do Amaral, em visita ao prefeito na semana passada.
OBRAS – O campus avançado da UFG será construído na região leste de Aparecida, próximo ao Parque Industrial José Alencar. De acordo com o reitor, o processo licitatório para a execução das obras já está no estágio final. “A nossa expectativa é assinar o contrato com a empresa que vai executar as obras nos próximos 30 dias”, argumentou.
O terreno onde será construído a UFG em Aparecida possui 500 mil metros quadrados e foi doado à universidade pelas famílias Cunha Bastos e Nogueira por meio de edital de chamamento público. O pedido da universidade para o município de Aparecida foi feito pelo prefeito Maguito Vilela ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010, mas foi a presidente Dilma Rousseff que concretizou a autorização no ano de 2011, durante a expansão da Rede Federal de Educação Superior Profissional e Tecnológica.
A visita aos prédios do IFG e UEG contou com a presença dos secretários Euler de Morais (Governo e Integração Institucional); Afonso Boaventura (Planejamento); Domingos Pereira (Educação) e Rodrigo Gonzaga Caldas (Desenvolvimento Urbano). No IFG o prefeito foi recebido pelo Diretor Administrativo, Divino Lopes Alvarenga e na UEG, pelo reitor da universidade, Professor Doutor Haroldo Reiner.
CURSOS DE MEDICINA – Além de receber o campus avançado da UFG e contar também com uma unidade do IFG, Aparecida foi pré-selecionada pelo Ministério da Educação para receber a implantação do curso de medicina em instituições particulares de ensino superior do município. O Ofício nº11/2014/SERES/MEC, que confirma a pré-seleção, foi entregue ao prefeito no último dia 29 de janeiro.
Os municípios selecionados na primeira etapa, dentro do que foi estipulado pela portaria, receberão, na segunda etapa, a visita da comissão de especialistas do MEC para a verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes. A terceira etapa consiste na análise do projeto de melhoria destes equipamentos.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)