Prefeitura de Aparecida executa obras de implantação de bueiros celulares na cidade

Por Rodrigo Augusto

6 de junho de 2024

Por Rodrigo Augusto

6 de junho de 2024

Foto: Jhonney Macena

Pontos interligam vias no mesmo bairro ou de um bairro a outro, facilitando a locomoção de moradores

Com objetivo de melhorar a mobilidade urbana, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia está executando obras de implantação de bueiros celulares que irão interligar diferentes bairros. A iniciativa vai facilitar o trafego de veículos e pedestres e também reduzir a distância entre pontos distintos.

Obras de pavimentação avançam na Vila Delfiore e Jardim Cascata

Prefeitura entrga revitalização da Igreja Matriz

Moradores comemoram avanço das obras de pavimentação no Conde dos Arcos

Os bueiros de concreto duplos e triplos estão sendo implantados sobre córregos. Além disso, também é executada a terraplanagem e pavimentação das cabeceiras e vias de acesso. São nove bueiros em execução (Veja lista abaixo).

Weillheer Alves comemra obra na divisa entre os setores Rosa dos Ventos I e II (Foto: Jhonney Macena)

Os projetos em execução estão inseridos no Programa Aparecida 100 Anos. Ao todo, são investidos R$ 505 milhões em obras de infraestrutura. O pacote contempla ainda a pavimentação de 17 bairros, recapeamento de 300 quilômetros da malha viária e conclusão de eixos viários.

“Assinamos a ordem de serviço de vários bueiros há cerca de noventa dias e, agora, estamos acompanhando a evolução de cada projeto. Alguns estão mais adiantados e outros estão na fase de terraplanagem. Esses bueiros irão melhor muito a mobilidade em diversos bairros e os moradores terão mais facilidade para se deslocarem entre um ponto e outro”, avalia o prefeito Vilmar Mariano.

Bueiro vai interligar o Cândido de Queiroz I ao II (Foto: Jhonney Macena)

O prefeito lembra ainda que em alguns casos os bueiros irão substituir pontes improvisadas. “No caso do Cândido de Queiroz, por exemplo, tiramos a pinguela e estamos construindo uma estrutura adequada para a passagens de veículos e dos pedestres”, completa.

Obras

Para interligar os setores Rosa dos Ventos I e II ao Parque Itália e Jardim Alvorda, a Prefeitura de Aparecida, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), está implantando um bueiro duplo. A previsão é de que a obra será entregue em um prazo de dois meses.

Weillheer Alves, que é supervisor de armazém, mora no Setor Rosa dos Ventos há 15 anos e sempre aguardou pela obra de interligação com a segunda etapa do bairro. “É uma obra muito importante porque vai ligar os dois bairros. Já ouvimos falar muito sobre a obra, mas somente agora está sendo concretizada.

Bueiro vai melhorar mobilidade na região do Cândido de Queiroz (Foto: jhonney Macena)

Outro morador que comemora a implantação do bueiro entre o Rosa dos Ventos I e II é o aposentado Francisco José Pereira Filho. Segundo ele, a obra será um divisor de águas. “Vai melhorar porque além de facilitar o acesso também vai atrair novos investimentos. Nosso bairro era esquecido, mas agora vai melhorar”, diz.

“Já executamos a fundação e as aduelas, agora, estamos fazendo o aterro. Em seguida, vamos fazer as galerias e a capa asfáltica. Essa obra é importante porque essa região conta com poucos acessos entre os bairros”, lembra o superintendente de engenharia da Seinfra, Roberto Lemos.

Trecho onde bueiro foi implantado entre Jardim Pampulha e Polo Empresarial Goiás vai receber capa asfáltica nos próximos dias (Foto: Jhonney Macena)

Outra obra avançada é a que vai interligar o Jardim Pampulha e Jardim Ipanema ao Polo Empresarial Goiás. A capa asfáltica sobre o bueiro deve ser implantada ainda nesta semana.

Entre a divisa dos setores Cândido de Queiroz I e II, a prefeitura também está implantando um bueiro. A obra vai facilitar o acesso de centenas de moradores que antes contavam apenas com uma passarela improvisada para atravessar o córrego.

Implantação de bueiros em execução

• Cândido Queiroz – Parque Santa Cecília
  • Expansul – Jardim Eldorado