Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
E-mail: prefeitura@aparecida.go.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 – 13h as 17h30
Abertura oficial foi nesta segunda e antecede uma série de atividades voltadas à prevenção, conscientização e fortalecimento da rede de proteção em Aparecida
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, deu início nesta segunda-feira, 04 de agosto, à Campanha “Agosto Lilás”, voltada ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. A solenidade de abertura foi realizada no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela, com a presença do prefeito Leandro Vilela, da secretária Carolina Araújo, além de autoridades do Judiciário, representantes da rede de proteção e lideranças comunitárias.
Durante o evento, foram apresentadas as ações previstas para o mês, com atividades de conscientização, orientação e mobilização social em diferentes regiões da cidade. A programação inclui rodas de conversa em instituições de ensino, visitas a unidades de saúde, panfletagem em bairros e prédios públicos, palestras em empresas e encontros com gestores da rede pública de ensino.
O prefeito Leandro Vilela destacou o compromisso da gestão com a promoção de políticas públicas voltadas à proteção da mulher. “É nosso dever garantir que as mulheres aparecidenses tenham acesso a serviços que as acolham, orientem e protejam. O Agosto Lilás reforça essa missão e mobiliza toda a cidade na construção de uma cultura de respeito e igualdade, pois não aceitamos e não permitimos nenhum tipo de violência contra as mulheres. E estamos trabalhando muito, de maneira integrada, para melhorar os índices a cada dia”, afirmou.
A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Carolina Araújo, enfatizou o fortalecimento contínuo da rede de proteção no município. “Estamos ampliando as ações integradas para garantir autonomia, segurança e dignidade às mulheres. Temos cursos de qualificação em andamento, programas de transferência de renda e iniciativas em parceria com outras secretarias e instituições para fomentar o empreendedorismo feminino e o enfrentamento à violência”, explicou.
Entre os avanços mencionados pela secretária, estão a atuação permanente da Patrulha Maria da Penha, com apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, e a futura implantação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) 24 horas. “Também já entregamos quase dois mil cartões do programa Goiás por Elas, e seguimos articulando ações com o Ministério Público, Judiciário, Sebrae e demais parceiros”, completou Carolina.
Presente no evento, a delegada Bruna Coelho, titular da DEAM de Aparecida, reforçou a importância da campanha como instrumento de articulação institucional. “O Agosto Lilás vai muito além da conscientização. Ele promove a união de diferentes setores para a construção de políticas públicas efetivas, além de ampliar a visibilidade e o acesso das mulheres aos canais de denúncia e acolhimento”, afirmou.
Também participaram do lançamento da campanha o juiz Diego Custódio Borges (titular do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher), o juiz Wander Soares Fonseca (titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar), a vereadora Camila Rosa, o vereador Cristiano Zói, os secretários municipais Millene Baldy (Relações Institucionais), Wilma Almeida (Trabalho), Andrey Azeredo (Planejamento e Regulação Urbana), representantes da rede de proteção à mulher, além de lideranças comunitárias, servidores públicos e convidados.
A campanha Agosto Lilás é um movimento nacional que marca o mês da sanção da Lei Maria da Penha, com o objetivo de promover ações educativas, estimular denúncias, prevenir a violência e fortalecer os serviços de proteção às vítimas. Em todo o país, os municípios intensificam atividades de capacitação, debates sobre igualdade de gênero e divulgação dos canais de apoio.
Programação da Campanha Agosto Lilás em Aparecida
• 08/08 – Visitas a unidades de saúde para fixação de cartazes educativos
• 11/08 – Roda de Conversa com a Universidade Estadual de Goiás (UEG)
• 13/08 – Roda de Conversa na DEAM com estudantes da UEG
• 14/08 – Panfletaço da Rede de Proteção no Setor Garavelo
• 15/08 (manhã) – Roda de Conversa com grupo de Pilates no CEU das Artes, setor Vera Cruz
• 16/08 – Palestra da Rede de Proteção para gestores da rede pública de ensino
• 22/08 (manhã) – Palestra com colaboradores da empresa Engenharia Tencel, com participação do juiz Dr. Wander Fonseca
• 28/08 – Solenidade de encerramento da campanha na sede da ACIAG, com participação da FIEG