Reunião com empresários faz parte da metodologia do Mapa Estratégico da Indústria Goiana que está sendo elaborado pela Federação das Indústrias
Aparecida de Goiânia, 11 de março de 2015 – A Prefeitura de Aparecida e a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) realizaram nesta quarta-feira, 11, reunião com os empresários do município para identificar e buscar possíveis soluções aos problemas dos distritos e elaborar um Diagnóstico do Polo Industrial no Estado. O grupo de estudo faz parte da composição do Mapa Estratégico da Indústria Goiana que está sendo elaborado pela Fieg. A reunião foi realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Aparecida (Aciag).
Segundo o secretário municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Aparecida, Ralph Vicente, a troca de informações entre a gestão e o setor empresarial é essencial para a implantação de melhorias nos polos que não param de se desenvolver. “Essa radiografia das Indústrias que a Fieg está fazendo é útil tanto para os empresários quanto para nós do setor público. Por ela conhecemos profundamente as dificuldades dos empresários que sabemos que existem”, articulou o secretário.
Aparecida é a segunda cidade estudada pela Fieg que já desenvolveu esse trabalho no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). Para o diretor técnico da Fieg, Heribaldo Egídio, aqui o trabalho será maior e complexo devido ao número de empresas existentes. “O setor industrial de Aparecida é significativo para que se torne ainda mais competitivo no mercado. A Fieg desenvolve esse estudo para formar uma matriz com as situações pontuadas e, por fim, obtermos uma fotografia dos problemas para que eles sejam solucionados”, frisou.
De acordo com a assistente técnica da Fieg, Sulamita de Aquino Porto, o trabalho será levado posteriormente a outros polos como Catalão, Rio Verde, Itumbiara e Vale do São Patrício. “A indústria goiana não é concentrada e, portanto, precisamos fazer essa radiografia para identificarmos as dificuldades e ter um norte na elaboração da Matriz para que sejam emitidas as correspondências com medidas diversas como iluminação, saneamento, mobilidade urbana, entre outras”.
A metodologia do Mapa Estratégico da Indústria Goiana em Aparecida prevê três etapas antes de sua finalização com o objetivo de subsidiar políticas públicas às empresas do município e aumentar nacionalmente a sua competitividade: levantamento do quantitativo e qualitativo das empresas que atuam nos polos indústrias de Aparecida; análise dos principais problemas que dificultam a operação e crescimento das empresas e estudo das características dos distritos industriais. O documento deve ficar pronto em maio quando será apresentado em um seminário.
Também participaram da reunião o secretário de Comunicação de Aparecida, Ozeias Laurentino Júnior; presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida (Aciag), Osvaldo Zilli; presidente do Polo Empresarial Goiás, Gilberto Sebba; presidente da Associação das Empresas do Parque Industrial de Aparecida (Aepia), Mário César de Paiva; empresários locais e integrantes do Sistema Fieg.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)