Reunião com empresários faz parte da metodologia do Mapa Estratégico da Indústria Goiana que está sendo elaborado pela Federação das…
Reunião com empresários faz parte da metodologia do Mapa Estratégico da Indústria Goiana que está sendo elaborado pela Federação das Indústrias
Aparecida de Goiânia, 11 de março de 2015 – A Prefeitura de Aparecida e a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) realizaram nesta quarta-feira, 11, reunião com os empresários do município para identificar e buscar possíveis soluções aos problemas dos distritos e elaborar um Diagnóstico do Polo Industrial no Estado. O grupo de estudo faz parte da composição do Mapa Estratégico da Indústria Goiana que está sendo elaborado pela Fieg. A reunião foi realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Aparecida (Aciag).
Segundo o secretário municipal de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Aparecida, Ralph Vicente, a troca de informações entre a gestão e o setor empresarial é essencial para a implantação de melhorias nos polos que não param de se desenvolver. “Essa radiografia das Indústrias que a Fieg está fazendo é útil tanto para os empresários quanto para nós do setor público. Por ela conhecemos profundamente as dificuldades dos empresários que sabemos que existem”, articulou o secretário.
Aparecida é a segunda cidade estudada pela Fieg que já desenvolveu esse trabalho no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). Para o diretor técnico da Fieg, Heribaldo Egídio, aqui o trabalho será maior e complexo devido ao número de empresas existentes. “O setor industrial de Aparecida é significativo para que se torne ainda mais competitivo no mercado. A Fieg desenvolve esse estudo para formar uma matriz com as situações pontuadas e, por fim, obtermos uma fotografia dos problemas para que eles sejam solucionados”, frisou.
De acordo com a assistente técnica da Fieg, Sulamita de Aquino Porto, o trabalho será levado posteriormente a outros polos como Catalão, Rio Verde, Itumbiara e Vale do São Patrício. “A indústria goiana não é concentrada e, portanto, precisamos fazer essa radiografia para identificarmos as dificuldades e ter um norte na elaboração da Matriz para que sejam emitidas as correspondências com medidas diversas como iluminação, saneamento, mobilidade urbana, entre outras”.
A metodologia do Mapa Estratégico da Indústria Goiana em Aparecida prevê três etapas antes de sua finalização com o objetivo de subsidiar políticas públicas às empresas do município e aumentar nacionalmente a sua competitividade: levantamento do quantitativo e qualitativo das empresas que atuam nos polos indústrias de Aparecida; análise dos principais problemas que dificultam a operação e crescimento das empresas e estudo das características dos distritos industriais. O documento deve ficar pronto em maio quando será apresentado em um seminário.
Também participaram da reunião o secretário de Comunicação de Aparecida, Ozeias Laurentino Júnior; presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida (Aciag), Osvaldo Zilli; presidente do Polo Empresarial Goiás, Gilberto Sebba; presidente da Associação das Empresas do Parque Industrial de Aparecida (Aepia), Mário César de Paiva; empresários locais e integrantes do Sistema Fieg.