Prefeitura e TRE devem criar mais um posto para recadastramento biométrico

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Fabiano Araújo

O índice de recadastrados no município ainda é baixo. Apenas 5,5% dos mais de 250 mil eleitores procurou atendimento desde abril.

Aparecida de Goiânia, 18 de julho de 2013 – O prefeito Maguito Vilela (PMDB) recebeu nesta quinta-feira, 18, em seu gabinete, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, o desembargador Walter Carlos Lemes, e a presidente do Fórum de Aparecida, a juíza da 132° zona eleitoral, Stefânia Fiúza.

O prefeito e os representantes do TRE avaliaram a criação de um terceiro posto para o recadastramento biométrico. “A Paróquia Nossa Senhora Aparecida colocou o salão paroquial, que fica na Praça da Matriz, no Centro, à nossa disposição. Agora, os técnicos do TRE vão avaliar o espaço”, explica Maguito.

Segundo o prefeito, o salão é amplo e bem localizado. “O TRE sugeriu inicialmente o Centro de Cultura e Lazer José Barroso, mas acreditamos que na praça teremos resultados melhores, pois é um lugar de grande fluxo de pessoas, que concentra os principais bancos, lanchonetes, feiras e outros comércios que atraem a população”, destacou.

De acordo com o presidente do TER, o novo posto deverá ter 33 funcionários para ampliar o atendimento. “O título é um instrumento de cidadania e um documento que nos identifica e evita fraudes na hora da votação. Portanto, estamos nos esforçando para garantir que todos os eleitores de Aparecida sejam atendidos”, avaliou Walter Carlos.

BIOMETRIA – O recadastramento biométrico foi iniciado em Aparecida no mês de abril. A segunda maior cidade do Estado de Goiás possui 251.290 eleitores que precisam passar pela revisão biométrica. Mas, desde o início do processo apenas 5,5% deles procuraram atendimento. Para evitar tumultos de última hora, à exemplo do que ocorreu nas primeiras cidades submetidas ao novo sistema, o Tribunal Regional Eleitoral do município convoca todos os eleitores a fazerem o seu recadastramento com antecedência.

Onde fazer?

Com o apoio do município, além da Central de cartórios eleitorais da cidade, localizada no setor Araguaia, ao lado do Terminal Araguaia e Cel da OAB, o TRE também montou uma central operacional na unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) Garavelo. Na Central de cartórios o atendimento é das 08 às 18h, de segunda a sexta, com agendamento on line. No SAC Garavelo, que fica na Praça da Igualdade, o atendimento é feito das 08h às 17:30h. Mais informações também podem ser obtidas pelo site do TRE: www.tre-go.jus.br.

O procedimento em Aparecida é idêntico ao adotado nas capitais e o tempo máximo estipulado para sua finalização é de 15 minutos. Para fazer o recadastramento biométrico, os eleitores devem se dirigir a um dos dois postos de atendimento disponíveis levando o título de eleitor original, um comprovante de endereço original e atualizado e documento de identidade com foto. Assim que aprovado pelo TRE, o terceiro posto de atendimento também será amplamente divulgado à população.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)