Prefeitura realiza permuta de área com Igreja Católica para construção de MCC

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 24 de novembro de 2015 – A permuta de uma área, cedida pela Prefeitura de Aparecida à Arquidiocese de Goiânia, foi discutida hoje, 24, durante reunião entre o prefeito Maguito Vilela; o Pe. Everson de Faria Mello, delegado Episcopal para Relações Públicas e Assuntos Especiais da Arquidiocese, que na ocasião representou o arcebispo Dom Washington Cruz; e o superintendente da SMTA, Valdemir Souto, que vem mediando as negociações para a permuta.

Participaram também: a secretária de Projetos e Captação de Recursos do município, Valéria Pettersen; o coordenador do Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da Arquidiocese de Goiânia, Sérgio Rodrigues Siqueira, e demais representantes da comunidade católica.

Durante o encontro, foi formalizado que a área cedida em 2011 à Igreja Católica – atualmente com cerca de 3 mil metros quadrados, após incorporações –, localizada na Avenida São João, no setor Santa Cecília, será devolvida ao município, para edificação de outros equipamentos públicos necessários à população da região. Em troca, a prefeitura repassará à Igreja outra área, de aproximadamente 4,2 mil metros quadrados, localizada no setor Mansões Paraíso.

“A conclusão da permuta depende agora do parecer da Procuradoria Geral do Município. Vamos dar agilidade ao processo para que a documentação seja rapidamente repassada à Igreja”, garantiu o prefeito Maguito Vilela.

No local, a Arquidiocese construirá a sede do MCC, cujos projetos já estavam em curso. Daí a necessidade em agilizar o processo da troca para readaptação do projeto original e, consequentemente sua aprovação junto aos órgãos reguladores do município. “Nosso objetivo é que a construção tenha início no ano que vem. A obra está orçada em cerca de R$ 3 milhões e atenderá todos os Cursilhos das nossas paróquias”, informou o coordenador do MCC, Sérgio Rodrigues Siqueira.

De acordo com a secretária de Projetos e Captação de Recursos, a nova área apresenta uma série de vantagens em relação à anterior. “A área do Mansões Paraíso é próxima à Igreja Católica do bairro e à Unidade Básica de Saúde (UBS), que já está em funcionamento; terá uma praça logo à frente, que poderá oferecer estacionamento; e em breve contará também com um Cmei nas suas imediações. Além disso, fica próxima ao Parque da Criança. Então é uma área bem urbanizada, organizada, com toda a estrutura que a população precisa”, enumerou Valéria Pettersen.

Outra vantagem é a possibilidade de construção vertical. “Na área anterior, a verticalização não seria permitida. No Mansões Paraíso, isso já é possível”, destacou a secretária. Um ponto positivo, segundo o coordenador do MCC. “Nosso projeto inicial era de uma área construída de cerca de 1,8 mil m², respeitando o limite de até 60% da área total para edificação. A possibilidade de ter mais de três pavimentos é boa”, considerou Sérgio Rodrigues.

Para o Pe. Everson, o terreno oferecido pela administração municipal atende as necessidades da Igreja Católica. “Nossa preocupação era apenas com a regularização dos documentos. Estamos certos de que finalizaremos a permuta em breve e que a área oferecida é ótima e bem localizada”, pontuou o sacerdote.   

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)