Aparecida promoverá a simulação do revezamento do maior símbolo olímpico no dia 5 de novembro.
Aparecida de Goiânia, 29 de outubro de 2015 – No dia 5 de novembro, Aparecida de Goiânia realizará a primeira simulação do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 no país. O evento é uma iniciativa da Comissão Organizadora do Revezamento na cidade, que será empossada no mesmo dia pelo ministro dos Esportes, George Hilton; pelo prefeito Maguito Vilela; e pelo diretor-executivo de Operações do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, general Marco Aurélio Costa Vieira.
A simulação será iniciada no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, que fica ao lado do Centro Administrativo da Prefeitura, no Setor Village Garavelo. O percurso total é de 3,4 km, passando pelo Parque da Família e pontos estratégicos do Centro histórico da cidade, até chegar à Praça da Matriz, retornando em seguida ao Centro de Cultura. Ao todo, 70 pessoas – entre membros de grupos representativos da sociedade aparecidense, historiadores, esportistas, catireiros, estudantes de escolas estaduais e municipais, entre outros segmentos – participarão do revezamento, que será de 50 por 50 metros.
O evento será aberto oficialmente às 9 horas, com atividades culturais e a posse dos membros da Comissão Organizadora do Revezamento da Tocha em Aparecida, que foi ampliada no dia 20 de outubro. Cerca de 150 pessoas, que representam diversos segmentos da sociedade civil e o poder público, compõem a comissão. Em seguida, por volta das 10 horas, será iniciada a simulação do Revezamento da Tocha.
O trajeto será realizado de diversas formas. Estão previstas a participação da amazonas Jéssica Leite e da mesatenista e arqueira Jane Karla Rodrigues – medalha de ouro no tiro com arco composto dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, em agosto. Ambas de Aparecida de Goiânia. Além delas, outras personalidades do Estado, ligadas ao futebol e à musica, também serão convidadas pela Secretaria de Esporte e Lazer de Aparecida. No Parque da Família, a expectativa é que a condução seja feita em uma tirolesa. A Comissão Organizadora aguarda a confirmação do Corpo de Bombeiros Militar, que deve dar suporte aos participantes.
A iniciativa da simulação em Aparecida chamou a atenção do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 e do governo federal, que enviarão diversos representantes para participar da simulação. De acordo com a Comissão Organizadora de Aparecida, o objetivo é fazer um evento de simulação bem planejado, que se aproxime o máximo possível do evento oficial, para avaliar a logística, segurança e mobilização.
O percuso do Revezamento Oficial, que ocorrerá em maio de 2016, terá 17 quilômetros. Os condutores sairão da Avenida Igualdade, próximo à GO-040, e de lá passarão por diversos bairros até a Avenida Independência, na região central de Aparecida.
TOCHA – A tocha passará por todos os 26 Estados brasileiros, de maio a agosto de 2016. Goiás será o primeiro a receber a tocha, que sairá da Grécia em direção ao Brasil no dia 21 de abril de 2016, com destino à capital federal, Brasília. Embora o maior evento esportivo do mundo seja disputado em apenas uma cidade, Rio de Janeiro, os jogos olímpicos criam um sentimento que a cada edição contagia todo o país sede. Por essa razão, 300 cidades receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta. A lista completa do trajeto será divulgada apenas no ano que vem.
Sugestão de Pauta:
Assunto: Aparecida realiza 1ª simulação do Revezamento da Tocha Olímpica.
Data: 05 de novembro de 2015 (quinta-feira).
Horário: 9 horas
Local: Centro de Cultura e Lazer José Barroso. Rua Gervásio Pinheiro, área pública municipal – Residencial Village Garavelo (acima do Centro Administrativo da Prefeitura de Aparecida).
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)