Projeto “Conhecendo nossa História: Da África ao Brasil” que tem como objetivo eliminar conceitos equivocados que reforçam a desigualdade no país
O ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana no Brasil em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio é determinado pela Lei 10.639/03. Em Goiás, Aparecida de Goiânia é pioneira na implantação do Projeto Conhecendo nossa História: Da África ao Brasil, que tem como objetivo eliminar conceitos equivocados que reforçam a desigualdade no país.
O projeto que foi assinado pelo prefeito Gustavo Mendanha em maio passado, começa amanhã, 10, a capacitar multiplicadores, gestores e coordenadores pedagógicos a partir das 7h30 às 17 horas na Faculdade Sul D’América. Os próximos três dias (10, 11 e 12 de setembro) serão intensos para 100 profissionais das unidades educacionais Serra das Areias, EMEI Monteiro Lobato, Antônio Alves Neto, Camila Scaliz e EMEI Wilsonina, selecionadas para participarem.
Ao final da capacitação os educadores terão noções básicas acerca da história da África, saberão sobre aspectos constituintes da história do negro na construção da sociedade brasileira e saberão como aplicar metodologias das temáticas nas escolas.
Os professores serão capacitados pela Fundação Palmares para aplicar o conteúdo em sala de aula, abordando temas como cultura afro-brasileira racismo, religião, artes, história, culinária e costumes. Além disso, serão distribuídos materiais didáticos para os alunos contando a história da África, de onde vieram os primeiros ancestrais da maioria da população Brasileira, que é formada por 54% de negros. Um dos materiais que vai contribuir é o livro “O que você sabe sobre a África?”.
O Projeto Conhecendo nossa História: Da África ao Brasil é uma parceria da Prefeitura de Aparecida, por meio da Coordenadoria de Igualdade Racial da Secretaria de Articulação Política e Secretaria de Educação e Cultura, Fundação Cultural Palmares e o Ministério da Educação (MEC).
Sugestão de pauta:
Assunto: Professores de Aparecida são capacitados para ensinar cultura africana em escolas municipais
Data: 11, 12 e 13 de setembro
Horário: 7h30 às 17 horas
Local: Faculdade Sul D’América – R. Iguaçu, 517-545 – Vila Brasilia, Aparecida de Goiânia
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)