Projeto Latin foi implantado no município em novembro de 2015 e já salvou milhares de vidas por meio do diagnóstico precoce de infarto
Os profissionais das unidades de urgência e emergência de Aparecida de Goiânia recebem a partir desta segunda-feira (20) uma nova capacitação para o projeto de telemedicina Latin – Latin America Telemedicine Infarct Network. As capacitações serão realizadas nas próprias unidades e se estenderão até quinta-feira (23) (ver cronograma abaixo). O protocolo Latin foi implantado no município em 2015 e visa o diagnóstico precoce de pessoas com infarto, por meio da telemedicina.
O convênio não tem custo para a Prefeitura de Aparecida e é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Encore, Medtronic, Fundação Lumen e ITMS. O programa visa humanizar o atendimento de pessoas com início de infarto e que dependem da rede pública municipal de saúde. Por meio do Latin, os médicos das unidades de urgência e emergência do município podem realizar o diagnóstico precoce dos pacientes.
O exame para diagnosticar o infarto é o eletrocardiograma. Funciona assim, o aparelho que realiza o exame emite um laudo, que é enviado para uma central. Nessa central, cardiologistas de qualquer lugar do país vão avaliar de imediato e dar uma opinião médica, tudo via internet. Caso seja constatado início de infarto, os pacientes serão encaminhados de para o Hospital Encore, que fica na Vila Brasília e é referência em cardiologia.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Buriti Sereno, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do setor Brasicon, Cais Nova Era e Cais Colina Azul estão preparadas para receber pacientes com dor torácica, além de realizar o exame capaz de diagnosticar o infarto. Os profissionais de saúde dessas unidades recebem com frequência treinamento do protocolo Latin, visando melhorar cada vez mais o atendimento.
Tratamento
Os pacientes que forem diagnosticados com início da doença em algumas das unidades de emergência do município, são imediatamente encaminhados para o Hospital Encore. Lá, os pacientes têm acesso ao tratamento especializado em cardiologia, também de forma gratuita.
Faz parte da missão das instituições participantes do projeto Latin, no município, salvar vidas e garantir o acesso ao exame por parte da população carente. O hospital Encore se prontificou a realizar o tratamento, as empresas colaboram com o material, equipamentos e software, e a Prefeitura participa captando esses pacientes que precisam realizar o exame e o tratamento de forma gratuita. Se constatado nas primeiras 12 horas o infarto tem mais chances de reversão.
3º Encontro Hospital Encore e SMS
Na quarta-feira (22) será realizado o 3° encontro entre o Hospital Encore, spokes (unidades de urgência) e Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é apresentar os resultados positivos do protocolo Latin, além dos desafios e melhorias que podem ser aplicadas. O encontro será no Auditório do Laboratório HLAGYN, Cidade Empresarial, em Aparecida de Goiânia, às 14 horas (ver programação abaixo).
Capacitação para Spokes nas unidades de urgência de Aparecida
Programação
20 de fevereiro
Horário: 14:00 às 18:00
Equipes: UPA Buriti Sereno
Instrutora: Enfermeira ITMS
Horário: 14:00 às 18:00
Equipes: UPA Brasicon
Instrutora: Enfermeira ITMS
22 de fevereiro
Horário: 08:30 às 12:00
Equipes: Cais Nova Era
Instrutora: Enfermeira ITMS
23 de fevereiro
Horário: 08:30 às 12:00
Equipes: Cais Colina Azul
Instrutora: Enfermeira ITMS
3º Encontro HUB – Hospital Encore, spokes e SMS
Programação
Dia: 22 de fevereiro (quarta-feira)
Local: Auditório Laboratório HLAGYN, Cidade Empresarial – Aparecida de Goiânia.
14:00 às 14:30 Apresentação dos resultados do projeto na região e inconformidades
Dr. Fernando Henrique Fernandes
14:30 às 15:00 Terapia antiplaquetária no IAM
Dr. Max
15:30 às 16:00 Gerenciamento das Unidades de Urgência de Aparecida de Goiânia
Dr. Francisco Porto
16:00 às 16:30 Coffee break
16:30 às 17:00 Visão Geral do Projeto Latin
Dr. Márcio Sanches
17:00 às 17:30 Orientações do Preenchimento da Plataforma Latin
Enfermeira ITMS
17:30 às 18:00 Ajustes de inconformidades
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
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