Na manhã desta terça-feira,17, foi realizada no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro a primeira edição do CBN Talk. Com convidados especiais, o programa de rádio destacou parte da história, cultura e desenvolvimento de Aparecida de Goiânia, que celebrou no último dia 11 seu primeiro centenário.
Na primeira edição do programa, a emissora destacou reportagens especiais e entrevistas sobre o avanço desenvolvimentista de Aparecida de Goiânia nas últimas décadas. Para falar sobre a cidade, foram convidados o prefeito Vilmar Mariano, o secretário da Fazenda, André Luiz Rosa, a professora e historiadora Nilda Simone e ainda populares que, ao longo da atração, contaram um pouco de suas lembranças e perspectivas sobre a cidade.
Leia também:
“Falarmos sobre a história de Aparecida destacando o desenvolvimento e o crescimento de sua população é importante. Hoje, tivemos a oportunidade de mostrar para nossa gente que a cidade vem crescendo e se destacando em diversas áreas como, por exemplo, em infraestrutura e geração de empregos”, disse o prefeito Vilmar Mariano sobre o programa.
Secretário municipal da Fazenda, André Rosa, fez um breve resumo da história do desenvolvimento de Aparecida de Goiânia. Ele lembrou o início do período de industrialização e os bons frutos que o município colhe com a expansão do setor produtivo.
“No final da década de 1980, Aparecida iniciou um grande processo de industrialização. Hoje, graças à instalação de centenas de empresas, a cidade se desenvolve com geração de empregos, que aumenta arrecadação para investimentos públicos. Hoje, nossa cidade cresce cerca de 15% ao ano, esse crescimento poucos países alcançam”, poutou.
Empresário e presidente da ACIAG , Leopoldo Moreira, lembrou que o processo de industrialização potencializa o desenvolvimento da cidade em várias áreas. “Quando a indústria abre oportunidades, o trabalhador se qualifica e melhora sua renda. Com a chegada da indústria, chegam também outras obras de infraestrutura. A união entre poder público e setor produtivo é fundamental para o desenvolvimento de uma cidade”, ressaltou.
Professor e escritora , Nilda Simone lembrou partes da história da cidade. Contou aos ouvintes e expectadores, que estavam presentes no anfiteatro, sobre o surgimento da cidade, famílias pioneiras e ainda sobre festas populares e manifestações culturais típicas de Aparecida de Goiânia. A historiadora defendeu que a memória do município seja preservada.
“Nossas crianças precisam conhecer a história de nossa cidade e, para isso, precisamos de espaços que possam ajudar a mostrar nossa cultura e nossas tradições”, disse a professora durante a entrevista. Nilda Simone também pontuou que os pioneiros aparecidenses possuem três desejos específicos: “que a história seja preservada, que a cidade seja arborizada com árvores nativas e que o Centro Histórico seja restaurado”, pediu ao prefeito e demais autoridades presentes.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)