Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
E-mail: prefeitura@aparecida.go.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 – 13h as 17h30
mais de 600 pacientes já foram beneficiados pela ação, realizada mensalmente em parceria com a Cavalaria da PM de Goiás
Na próxima quinta-feira, 31 de julho, a partir das 7h30, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), unidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), construída e mantida pela prefeitura e gerida pelo Einstein, recebe mais uma edição da visita dos cavalos do Regimento Montado da Polícia Militar de Goiás. A ação faz parte de um projeto contínuo de humanização, que leva os benefícios da equoterapia diretamente aos pacientes internados, inclusive à beira do leito — um diferencial ainda pouco comum no Brasil.
A proposta permite que até mesmo pacientes com restrição de mobilidade tenham contato com os animais, promovendo estímulos sensoriais, emocionais e sociais que contribuem para o bem-estar e para a recuperação. A iniciativa é conduzida por equipes multiprofissionais do hospital, com avaliações prévias realizadas pela fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia e pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, garantindo total segurança dos envolvidos.
Desde 2022, mais de 600 pacientes já foram beneficiados pela ação, realizada mensalmente em parceria com a Cavalaria da PM de Goiás.
Sobre o HMAP
O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) foi inaugurado em dezembro de 2018 e é o maior hospital do Estado feito por uma prefeitura. Administrado pelo Einstein desde junho de 2022, foi construído numa área superior a 17 mil metros quadrados, onde atua com mais de 1.100 colaboradores para o atendimento de casos de alta complexidade, incluindo hemodinâmica e cirurgia bariátrica, além de várias especialidades cirúrgicas e diagnósticas. A estrutura contempla 10 salas de cirurgia e 235 leitos operacionais, sendo 10 de UTI pediátrica, 39 de UTI adulto, 31 de enfermaria pediátrica, e 155 leitos de clínica médica/cirúrgica.
Trata-se da primeira operação de hospital público feita pelo Einstein fora da cidade de São Paulo. Nos primeiros seis meses de gestão, as filas de UTI da unidade foram reduzidas consideravelmente e a capacidade de atendimento dos leitos, dobrada. Já as longas filas de espera para cirurgias eletivas foram diminuídas em menos de um ano, feito alcançado graças a iniciativas como mutirões cirúrgicos, que priorizaram demandas urgentes. Nos primeiros seis meses de gestão Einstein, o tempo de permanência dos pacientes no hospital também foi reduzido de 9,5 para 5 dias. Em relação à mortalidade, em junho de 2022 a taxa era de 15,33% e, seis meses depois, de 3,6%.
Entre janeiro de 2023 e julho de 2024, o HMAP realizou 90% de todos os procedimentos eletivos pelo SUS em Aparecida de Goiânia, levando a cidade ao título de município que mais realiza cirurgias não urgentes pelo SUS. Em 2025, prestes a completar três anos sob gestão Einstein, o hospital obteve a acreditação ONA nível 1, da Organização Nacional de Acreditação – um reconhecimento pela segurança e qualidade da assistência na unidade. No mesmo ano, a UTI do HMAP recebeu o Selo Top Performer 2025, concedido a hospitais que demonstram excelência no cuidado de pacientes em estado crítico.