Sem necessidade de agendamento, segunda dose pode ser tomada em sete postos de vacinação do município
A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) ressalta, junto à população, a importância de completar o esquema vacinal contra covid-19. Para completar as duas doses, é preciso ficar atento e observar o cartão de vacinação para saber se a pessoa que recebeu a primeira dose contra a Covid-19 já está dentro do prazo para receber o reforço do imunizante.
“É preciso que todos estejam com o esquema vacinal completo, pois só uma dose não vai dar proteção total contra a Covid-19. Portanto, sempre é importante conferir a data agendada da segunda dose no cartão de vacina e procurar o posto de vacinação mais próximo e ser totalmente imunizado”, afirma a coordenadora de imunização em Aparecida, Renata Cordeiro.
De acordo com a coordenadora, mesmo que o prazo para segunda dose tiver passado, a pessoa ainda pode procurar um dos postos de vacinação para receber a vacina de reforço. “O ideal é completar o esquema vacinal dentro do intervalo que foi recomendado, que está anotado no cartão à lápis. Mas se a pessoa esqueceu de olhar e o prazo estiver vencido, ainda assim pode e deve se vacinar o quanto antes para completar seu esquema vacinal”, reiterou a gestora.
O Juarez Maraçol, 56 anos, esteve no drive-thru do Aparecida Shopping na tarde desta terça-feira, 24 de agosto, para completar sua vacinação e compartilhou o sentimento ao ser imunizado. “Temos que continuar nos prevenindo, mas acho que a única solução definitiva é a vacina, não tem outra saída. Agora sim, daqui poucos dias quando as vacinas começarem a fazer efeito vou estar mais seguro e tranquilo”, comentou.
A dona Vilani Maria dos Santos Araújo, 59 anos, tomou a segunda dose da Astrazeneca e afirmou que é muito importante garantir a imunização. “Eu achei muito bom tomar a segunda dose e o que eu mais gostaria é que todos que já estão liberados para tomar mais uma dose da vacina, não percam tempo e venham logo. Todos devem se imunizar completamente, somente assim mais próximo do fim da pandemia vamos chegar”, comentou.
A vez de tomar a segunda dose também chegou para Matheus dos Santos Gomes, 20 anos, que é professor em uma escola de inglês em Aparecida. “Dá uma segurança muito maior, um sentimento de esperança de que em breve a pandemia vai acabar. Vamos recuperar a nossa liberdade, não haverá mais medo e eu ficarei mais tranquilo na minha rotina”, ressaltou sobre a vontade de voltar à normalidade e acabar com o vírus.
A aplicação da segunda dose é realizada em sete postos de Vacinação, sendo eles o drive-thru do Aparecida Shopping, que funciona das 8h às 18h nos dias de semana e aos sábados das 8h às 17h. No drive a vacina disponível no momento é a Astrazeneca.
Há ainda as cinco UBS’s – Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Veiga Jardim, Andrade Reis e Jardim Florença, que funcionam das 8h às 16h e a Central de Imunização, das 8h às 18h, para aplicação da Dose 2. O atendimento é feito de segunda a sábado. Nas cinco UBS´s a população recebe a segunda dose de Pfizer e Astrazeneca. No caso da Coronavac, a segunda dose é aplicada apenas no drive do Aparecida Shopping e na Central de Imunização. Não é necessário agendar para receber a segunda dose em nenhum dos postos.
Pontos segunda dose (sem necessidade de agendamento)
Balanço
Segundo dados da SMS, até 23 de agosto de 2021, o município já aplicou mais de 438 mil doses, sendo 312.541 doses aplicadas de D1 e 125.747 de segunda dose (D2) ou dose única. Com base nesses números, o município atingiu 73,94% da população adulta com a primeira dose (D1). A cidade já vacinou 29,75% dos moradores com as duas doses ou dose única, estando completamente imunizados.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)