A secretaria de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia tem, atualmente, cerca de 600 consultas ambulatoriais de pediatria ociosas, o que representa 30% do total de vagas não utilizadas na rede do município. Para reduzir esses índices e aprimorar a assistência, a pasta utiliza estratégias de planejamento e de orientação aos usuários. Um levantamento interno aponta que parte desses atendimentos ociosos pode ter migrado para as unidades 24 horas, tendo em vista que 40% das crianças atendidas nas urgências poderiam ter sido atendidas nos ambulatórios.
A diretora de Urgências da SMS, Amanda Melo, informa que todos os agendamentos ambulatoriais de pediatria e clínica geral são feitos por telefone via 0800-6461590 e a média de espera para a consulta é de apenas 2 dias. Ela destaca que é necessária uma mudança de comportamento dos pais e responsáveis para que, uma vez agendado o atendimento e caso não possam comparecer, liguem na unidade de Saúde avisando. Desta forma, a vaga é liberada automaticamente para outros agendamentos.
Bem-estar das crianças
“O aproveitamento adequado das vagas ambulatoriais de pediatria, além de contribuir para um melhor acompanhamento da Saúde das crianças e jovens, também pode reduzir eventuais superlotações nas unidades de urgência evitando aglomerações humanas que podem causar a transmissão de doenças. E ainda dá mais conforto para os pequeninos e suas famílias e melhora as condições de trabalho para nossos profissionais porque o fluxo de pessoas transcorre mais organizado”, garante o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.
Na opinião do secretário, muitos pais optam por levar os filhos para atendimentos de urgência mesmo quando o problema é simples por causa do atendimento mais rápido e sem marcação prévia. “Muitos acreditam que o atendimento de urgência resolve todos os problemas, o que não é verdade porque ali será tratada apenas a questão do momento. As consultas pediátricas periódicas são essenciais para o acompanhamento minucioso da Saúde e do bem-estar das crianças”, argumenta.
Atenção pediátrica qualificada
A diretora Amanda Melo ainda enfatiza que todos os médicos que atendem à pediatria nos ambulatórios de Aparecida têm titulo nessa especialidade e são reconhecidos pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-GO).
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)