Aparecida de Goiânia, 17 de agosto de 2015 – A secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia em parceria com a secretaria de Educação mobiliza a comunidade escolar durante a Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses. A campanha terá início nesta quarta-feira, 19 e segue até o dia 15 de setembro com equipes de saúde visitando simultaneamente as unidades escolares.
O objetivo da campanha é o de reduzir a carga parasitária de vermisoses e identificar casos suspeitos de Hanseníase nos estudantes de 5 a 14 anos da rede de ensino de Aparecida. As equipes de saúde visitarão todas as escolas em busca de alunos que apresentarem sinais e sintomas da Hanseníase. Serão feitas orientações e distribuições de materiais impressos e medicamentos para verminose (Albendazol).
Caso haja casos suspeitos de hanseníase entre os alunos da rede municipal de ensino, esses serão encaminhados para a Rede de Atenção Básica de Saúde para a confirmação da suspeita e também para o início do tratamento.
Durante toda a campanha serão distribuídas para escolas fichas de autoimagem (com desenho do corpo humano), que os alunos levarão para suas casas e os pais ou responsáveis ajudarão nas respostas dos questionamentos. “Se houver alguma mancha na pele do aluno, este deverá marcar o local no desenho das fichas, que serão devolvidas às escolas para a triagem”, destaca
E caso haja casos positivos da Hanseníase, será possível descobrir outros casos na família ou comunidade e assim realizar o tratamento evitando a transmissão da doença. A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa, mais tem cura, a transmissão é interrompida no inicio do tratamento.
Verminoses – A Campanha pretende reduzir também os casos de verminoses em crianças e adolescentes. Estes parasitas intestinais podem causar anemia, dor abdominal e diarreia. Quando presentes prejudicam o rendimento escolar da criança. O tratamento será feito por meio de medicamento Albendazol em dose única. O medicamento só será ministrado nos alunos após autorização dos pais ou responsáveis.
Nesta ação, todos profissionais da Epidemiológica, Estratégia de Saúde da Família e unidades básicas concentraram esforços para quimioprofilaxia das Geo-helmintíase (Verminoses) e identificação dos casos suspeitos de Hanseníase.
Serviço
Assunto: Saúde realiza campanha de Hanseníase nas Escolas
Data: de 19 de agosto à 15 de setembro
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)