Saúde seguirá avançando no governo de Gustavo Mendanha

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Epitácio Isaac

Edgar Tollini dará continuidade ao trabalho desenvolvido na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela e já traçou metas para o governo Mendanha.

Aparecida de Goiânia, 25 de janeiro de 2016 – Em entrevista ao jornal Diário de Aparecida, nesta terça-feira (24), o novo Secretário Municipal de Saúde (SMS), Luiz Edgar Leão Tolini, afirmou que já estabeleceu metas e desafios para a saúde pública de Aparecida continuar avançando no governo do prefeito Gustavo Mendanha. À frente da pasta oficialmente desde o dia 16 de janeiro de 2017, Tolini trabalha para a manutenção dos serviços que já são oferecidos pela SMS e começa a colocar em prática seu plano de gestão para o Sistema Único de Saúde do município. 

Em relação às principais ações a serem realizadas na pasta, Edgar Tolini, elegeu como principais demandas a inauguração do Hospital Municipal e do Centro de Especialidades e Diagnósticos. Além disso, o novo gestor da SMS planeja a construção de um instituto referência no tratamento de câncer, duas sedes própria para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), reforma de algumas unidades de saúde e fortalecimento das ações de combate ao Aedes aegypti no município.

“Já nos primeiros dias de gestão do prefeito Gustavo, recebemos a visita do Secretário de Vigilância em Saúde, Adeílson Cavalcante, do Ministério da Saúde, que garantiu para a Aparecida atenção especial. Também nos reunimos com a Secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué, para reforçar nossa parceria com a capital. Entendemos que não há limites entre as duas cidades, que precisam seguir avançando juntas. Ainda nesse mês esperamos a visita do Secretário de Atenção à Saúde do Ministério, Francisco Figueiredo”, contou Edgar Tolini.

Outras ações importantes que devem ser implantadas por Tolini em breve é a descentralização do Cartão SUS, além do recadastramento do Cartão por meio de biometria dos aparecidenses usuários do Sistema Único de Saúde. A medida visa dar mais qualidade no atendimento e transparência nos recursos destinados à saúde pública. Edgar pretende ainda trazer para Aparecida o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (ConectaSUS), que permite monitoramento das unidades de saúde, concentração de informações estratégicas para a gestão do SUS por compilação, compartilhamento e análise dos indicadores de saúde.

Bom relacionamento em todas as esferas públicas

Além da experiência em gestão de saúde pública, Edgar Tolini possui trânsito livre no Ministério da Saúde, bom relacionamento com o Ministro Ricardo Barros e demais secretários vinculados ao órgão do governo federal. Tolini é próximo ainda do ex-prefeito Maguito Vilela e do deputado federal Daniel Vilela, que representa Aparecida na Câmara Legislativa. Outro parceiro do novo secretário da pasta é o promotor do Ministério Público Estadual, Érico de Pina, um dos padrinhos do projeto de implantação do Instituto do Câncer em Aparecida.

O novo gestor pretende trazer ainda o Ministro da Saúde para a inauguração do Hospital Municipal. “É um dos maiores hospitais em implantação no Brasil e foi construído graças à parceria do município com o governo federal. Por isso merece que seja entregue também com a presença do ministro”, comemora Edgar Tolini.

Perspectivas e desafios

Para Edgar Tolini, a saúde é um desafio em todos os municípios no Brasil. Entretanto, é possível sim realizar ações que ampliem o acesso à saúde pública e oferecer serviços de qualidade e humanizados. “Em Aparecida, o desafio é manter o que já foi feito, dar celeridade no que não deu tempo de ser finalizado e melhorar ainda mais tudo que foi implantado na gestão anterior”, salientou o atual secretário.

Com uma população de aproximadamente 600 mil habitantes, Aparecida tem mesmo motivos para comemorar. A cidade, que é a 39° maior do Brasil, em 2008 contava com 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS), atendendo com 31 Equipes de Saúde da Família.  Atualmente são 35 UBSs e 64 equipes. Outras sete estão quase prontas e devem ser entregues ainda no primeiro semestre de 2017.

Na área de atenção às urgências, a cidade possuía apenas dois Centros de Atenção Integrada à Saúde (CAIS), que não fazem mais parte da Política Nacional de Atenção às Urgências. Pensando nisso, foram implantadas três Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs), duas estão em funcionamento pleno nos setores Buriti Sereno e Brasicon. A terceira, no Parque Flamboyant, será entregue nos próximos dias. Aparecida oferece ainda cobertura de saúde pública para outros 25 municípios da região Centro-Sul de Goiás, somando cerca de 900 mil pessoas assistidas.

Trajetória 

Edgar Tolini é goiano, empresário, pai de três filhos, médico formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e estava no comando do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência (DAHU), órgão vinculado à Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde. Pela sua vasta experiência técnica em gestão de saúde pública, foi convidado pelo prefeito Gustavo Mendanha para assumir a pasta em janeiro de 2017. Entretanto, Tolini só iniciou, oficialmente, os trabalhos em Aparecida, no dia 17 de janeiro, porque estava se desligando do Ministério da Saúde. 

De 2006 a 2008, Tolini chefiou o Centro de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa, ligado ao governo de Goiás. Nesse período, resgatou a qualidade de atendimentos aos pacientes cadastrados no programa nacional de alto custo, dando credibilidade ao órgão. Na gestão de Tollini, o Juarez Barbosa foi chegou a primeira posição no país quanto à redução de preços de compra, economizando aos cofres públicos cerca de R$ 38,7 milhões, em apenas um ano.

De 2008 a 2010, Edgar esteve à frente da Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos (AGANP), do governo estadual. Em 2016, assumiu o Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência (DAHU), órgão vinculado à Secretaria de Atenção à Saúde, considerado um dos órgãos mais importantes do Ministério da Saúde. Em cinco meses de gestão do DAHU, Edgar Tolini, habilitou 340 ambulâncias do SAMU para 19 estados brasileiros, além de 1200 leitos de UTI. Também foi durante sua gestão que a UPA Buriti Sereno em Aparecida foi qualificada pare receber recursos federais. Tollini é ainda autor da Portaria nº 10, de 3 de janeiro de 2017, que redefine as diretrizes das UPAs 24h e está preparado para assumir a Secretaria Municipal de Saúde.

Antes de se desligar do Ministério da Saúde, Edgar Tolini, assinou a nova modalidade de licitação para renovação de frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Brasil, que consiste na aquisição dos veículos por meio de emendas parlamentares. Nessa nova modalidade, são 800 ambulâncias, Tollini adiantou que, deste total, estão previstas duas ambulâncias novas para Aparecida. “Saúde não é ausência de doença, promover saúde é garantir bem-estar social para população. É nessa concepção que vamos trabalhar para a melhoria dos serviços”, ressaltou o secretário.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)