Aparecida de Goiânia, 16 de junho de 2015 – Servidores da Prefeitura de Aparecida participaram na manhã desta quarta-feira (17) de seminário de capacitação de Agentes Multiplicadores contra o racismo institucional. O evento é uma iniciativa da Diretoria de Igualdade Racial de Aparecida e foi realizado na praça Ceu das Artes, no setor Cidade Vera Cruz 2. O objetivo é formar pessoas dentro das secretarias para combater o racismo dentro da administração municipal e fora dela.
O seminário contou com palestras e oficinas de capacitação ministradas pelos representantes da Superintendência de Igualdade Racial da Prefeitura de Goiânia e do Grupo de Mulheres Negras Dandara do Cerrado, Ana Rita de Castro e Marcos Dantas, respectivamente.
Segundo Ana Rita de Castro 51% da população brasileira é negra. “O racismo é um dos maiores causadores de violência, além de ser um sistema que sustenta a desigualdade social. A história do nosso país, de colonização de exploração e mão de obra escrava deixou um legado que inferiorizou a raça e a cultura negra. Por isso é fundamental ações de conscientização com o poder público, seja em ações como estas, ou na elaboração de leis, atendimento à população negra e outros”, destacou Ana Rita de Castro
A servidora Ana Carolinne de Sousa Pereira participou do seminário e ressaltou a importância da iniciativa. “Dentro dos órgãos públicos existem muitas pessoas de outras raças, culturas, opiniões e estilos de vida. Temos que aprender a respeitar e conviver com as diferenças”, pontuou Ana Carolinne.
De acordo com a diretora de Igualdade Racial e organizadora do evento, Sandra Regina Martins, os servidores municipais que participaram das palestras e debates sobre o tema, vão entender melhor o que é o racismo e como ele pode ser combatido na esfera pública. “Combater o racismo e a morte de negros em Aparecida é nossa prioridade, por isso a realização deste seminário que contará com palestrantes da Secretaria de Igualdade Racial de Goiânia e do grupo de mulheres negras Dandara do Cerrado”, informa.
A formação de multiplicadores para o combate ao racismo faz parte da ação de pactuação entre o município e a Secretaria Nacional de Igualdade Racial, que solicita que cada órgão público tenha um agente multiplicador para com isso diminuir a mortalidade da juventude negra em Aparecida de Goiânia. “Atualmente Aparecida está em 7º lugar no ranking nacional de mortes de jovens negros, por isso a importância de ações como esta”, sublinha.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)