Aparecida de Goiânia, 09 de abril de 2015 – A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza hoje e amanhã, 09 e 10, o Seminário Aparecida Correndo pela Vida Contra o Crack. O seminário faz parte das atividades preparatórias para a tradicional Corrida contra o Crack, que será realizada no dia 10 de maio. O objetivo é provocar a reflexão de todos os órgãos públicos e entidades ligados ao tema, bem como toda a população de Aparecida.
“A prevenção e o combate à dependência química envolve as secretarias de Saúde, Educação, Esportes, além dos órgãos do Poder Judiciário. As ações realizadas antes da corrida tem como objetivo mobilizar todos para fortalecer a rede já existente em Aparecida e não limitar a campanha apenas à corrida, que também é extremamente importante para envolver a população”, esclareceu a coordenadora de Saúde Mental da SMS de Aparecida de Goiânia.
Ao longo do mês de maio, além do seminário, serão realizadas ainda blitz educativas com apoio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTA) e um concurso de redação sobre o tema, envolvendo alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Aparecida.
Nesta quinta-feira, 09, o Seminário começa às 13 horas, no salão 1 do Centro de Cultura e Lazer José Barroso, e se estendem até as 18 horas. A programação será voltada para as comunidades terapêuticas que já atuam no município, não necessariamente vinculados ao poder público municipal, fazendo o acolhimento dos usuários de drogas e suas famílias. O objetivo é promover uma roda de conversa, conhecer melhor as comunidades e auxiliá-las com informações.
Amanhã, 10, com o tema “Redes de Acolhimento da Criança e do Adolescente”, a programação será no auditório do Tribunal do Juri do Foro Central de Aparecida. A programação tratará do atendimento que vem sendo realizado na cidade para crianças e jovens nas áreas de saúde, direito e segurança. Nesse momento, serão apresentadas as parcerias entre a administração e o Poder Judiciário. Serão apresentados os resultados e os desafios que a rede de proteção formada em Aparecida ainda tem pela frente.
A programação de sexta-feira, 10, vai das 8 às 17 horas e contará com a presença do assessor Técnico do Ministério da Saúde, Daniel Daltin; da juíza de Direito do Juizado da Infância e Juventude, Stefane Fiuza Cançado Machado; do promotor de Justiça do Estado de Goiás, Mário Henrique Caixeta; da secretária de Saúde de Aparecida, Vânia Cristina Rodrigues Oliveira; da coordenadora de Saúde Mental de Aparecida e especialista em Saúde Mental e Dependência Química, Paula Cândido da Silva Dias; e da professora da UFG, Camila Caixeta. Mães de usuários menores também fizeram questão de participar.
REDE EM APARECIDA – Desde que aderiu ao Programa de Enfrentamento ao Crack do Governo Federal, em 2013, Aparecida de Goiânia criou uma verdadeira rede de combate e prevenção às drogas, com a implantação de Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e parcerias com as polícias Civil e Militar, além do Poder Judiciário. Hoje, o município conta com quatro CAPs 24 horas; uma Unidade de Acolhimento Infantil, também 24 horas; e duas equipes de Consultório na Rua. Ao todo, cerca de 300 profissionais de Saúde atuam nessas unidades. Além delas, outros dois CAPs e uma Unidade de Acolhimento tiveram obras iniciadas este ano.
Sugestão de Pauta:
Assunto: Seminário Aparecida Correndo pela Vida contra o Crack.
Data: 09 de abril de 2015 (quinta-feira).
Horário: 13 às 18 horas.
Local: Salão 1 do Centro de Cultura e Lazer José Barroso. Rua Gervásio Pinheiro, área pública – Residencial Village Garavelo (acima da Prefeitura de Aparecida).
Data: 10 de abril de 2015 (sexta-feira).
Horário: 8 às 17 horas.
Local: Auditório do Tribunal do Juri do Foro Central de Aparecida de Goiânia. Rua Versales, Qd. 03, Lt. 08/14 – Residencial Maria Luiza.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)