SMS visita abrigos para garantir vacinação de idosos de forma segura

Por Frederico Noleto

24 de março de 2020

Por Frederico Noleto

24 de março de 2020


Foto: Frederico Noleto

A fim de garantir a segurança da parcela de idosos que vive em abrigos do município, a Prefeitura de Aparecida destinou equipes que atuam na 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe para realizar a imunização em todas as instituições da cidade. Como as pessoas com faixa etária acima dos 60 anos fazem parte do grupo de risco à pandemia do coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem seguido à risca todas as recomendações preconizadas pela Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.

Por isso, foram organizadas dezenas de postos fixos de vacinação, um esquema de vacinação via drive-thru, e também a vacinação agendada em casa para os idosos acamados do município e também aqueles com mais de 80 anos que têm dificuldade para se locomover. Nesta quarta-feira (25), os moradores e trabalhadores do Abrigo Comendador Walmor, que fica no Jardim Riviera, receberam a visita da equipe de Imunização do município.

A primeira etapa da campanha, que teve início nesta segunda-feira (23) e segue até 15 de março, tem como público-alvo os idosos e os trabalhadores da Saúde de todo o país. Segundo a coordenadora da Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, a criação de novas modalidades de vacinação visa assegurar a imunização desse grupo de risco no município com a devida segurança, evitando exposição em locais de grande aglomeração e diminuindo riscos de contaminação.

“A procura está enorme este ano em razão do momento atípico da pandeia do coronavírus, mas as pessoas podem ficar tranquilas porque todos serão vacinados. Como a campanha acabou tendo de ser adiantada em virtude da pandemia, é possível que aconteçam eventuais ocorrências na logística. Mas haverá sim vacina para todos” – pontua.

“Tem gente que está confundindo as coisas mas não podemos. Esta vacina não é contra o coronavírus, que está se alastrando pelo mundo. É para prevenir a gripe influenza. Contra o vírus, temos que tomar muitos outros cuidados, como a higiene pessoal e a distância de locais com muita gente” – informa a moradora do abrigo, Carmosina da Silva Oliveira, de 83 anos de idade.

“Deixamos disponível o telefone 3545-5868 para o agendamento do serviço da vacinação em domicílio aos idosos acamados ou com mais de 80 com dificuldade de locomoção que residem no município. Apesar de estar bastante concorrido o serviço está funcionando de forma eficaz. Vale a pena insistir um pouco mais caso o telefone esteja ocupado.” – completa Renata.

A Secretaria Municipal de Saúde segue agindo de forma eficaz para garantir a segurança de todos os grupos de risco à pandemia do coronavírus da cidade. “Na terça-feira (24), nossas equipes realizaram a vacinação no Abrigo Raio de Luz e no Monjolo Retiro para Idosos. Hoje está sendo a vez dos idosos que vivem no Abrigo Comendador Walmor e do Centro de Apoio e Saúde do Idoso Silvestre Linhares”, completou Renata.

Na quinta-feira (26) foram vacinados os moradores e trabalhadores da Associação Solar das Acácias. Além da vacina contra a Influenza, a vacina contra a pneumonia também está sendo disponibilizada para aqueles que não estão com a cartela atualizada. Além dos idosos, esta primeira etapa da campanha de vacinação também imunizará os trabalhadores de Saúde do município.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)