A avenida, o maior eixo estruturante construído pelo prefeito Maguito Vilela, será inaugurado hoje (29), às 19 horas.
Aparecida de Goiânia, 29 de novembro de 2016 – A Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida de Goiânia (SMTA), realiza desde a última terça-feira (22), blitze educativas em diferentes pontos da cidade, com o objetivo de orientar motoristas e a população em geral sobre a liberação da Avenida Jataí – Eixo Norte Sul 01 (ENS01), que será oficialmente inaugurada hoje, terça-feira (29), às 19 horas.
O ENS01 possui 13,5 quilômetros de extensão – vai do Jardim Bela Vista até o Retiro do Bosque, na região central de Aparecida, cortando os polos industriais Dimag, Daiag e Parque Industrial – e já está liberada. “O nosso objetivo é informar sobre os acessos à nova pista, uma opção alternativa à BR-153, reduzindo consequentemente o fluxo da rodovia federal”, explicou o presidente da SMTA, Luziano da Costa Vale.
Ao todo, quatro agentes de trânsito e seis educadores realizam o trabalho de orientação e distribuição de 20 mil guias informativos sobre os eixos estruturantes, elaborado pela Secretaria Municipal de Comunicação. “Esse trabalho já alcançou pelo menos 10 mil veículos. Até o final da semana, concluiremos a distribuição de todos os guias”, relatou Luziano, lembrando que o material traz informações também sobre os eixos ENS03 e ENS05, já inaugurados pela atual administração.
Amanhã, entre 9 e 11 horas, os agentes da SMTA continuam com as blitze na esquina das avenidas Bela Vista e W-1, exatamente no início da Avenida Jataí (ENS01). A partir das 15 horas, o bloqueio será no início da Avenida Santana, no Retiro do Bosque. Na quinta-feira, 1º de dezembro, o trabalho continua no acesso à Avenida Jataí (ENS01) do setor Santa Luzia, próximo aos predinhos do setor, e também na saída da Avenida Santana.
Reestruturação Viária
Os eixos estruturantes norte-sul construídos em Aparecida fazem parte do Programa de Reestruturação Viária da Bacia do Córrego Santo Antônio, financiado com recursos da Corporação Andina de Fomento (CAF) no Brasil. O programa engloba três eixos viários e o Parque Tecnológico Municipal e foi concebido, contratado e executado pela gestão do prefeito Maguito Vilela (PMDB).
O Eixo Norte-Sul 1 é o maior em extensão e o último a ser inaugurado. O primeiro, em dezembro de 2013, foi o Eixo Norte-Sul 3, que interliga o Centro de Aparecida à Vila Brasília, no limite com Goiânia, com 8 quilômetros de extensão, dando também alternativa ao pesado tráfego da BR-153. Em setembro deste ano, o Eixo Norte-Sul 5 foi liberado integrando cinco avenidas e consequentemente os bairros da região da Cidade Vera Cruz, Helvécia, Cardoso e outros, criando dois acessos à Avenida Rio Verde e três ao Anel Viário.
ENS04 – Um quarto eixo estruturante compreende a duplicação da Avenida São João, no setor Cândido de Queiroz, obra custeada com recurso federal do programa PAC Mobilidade. A via ligará a Avenida São Paulo ao Anel Viário, passando pelos setores Cândido de Queiroz, Vila Alzira, Parque América, Papillon Park e Polo Empresarial. Iniciada este ano, depois dos demais eixos, a obra será entregue no início de 2017.
A duplicação da São João não tinha relação com os eixos inicialmente. Mas por ter a mesma concepção viária – de promover ligação entre bairros e dar fluidez ao trânsito da cidade, retirando fluxo de rotas já saturadas – e estar na sequência dos demais, passou também a compor o mapa dos eixos. O ENS04 terá ao todo 6,5 quilômetros.
Sugestão de Pauta:
SMTA orienta motoristas sobre acessos à Avenida Jataí – ENS01
Data: 30 de novembro de 2016 (quarta-feira)
Data: 1º de dezembro de 2016 (quinta-feira)
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)