Unidades Básicas de Saúde de Aparecida aderem ao Outubro Rosa e celebram o Mês das Crianças

Por Polliana Martins

14 de outubro de 2019

Por Polliana Martins

14 de outubro de 2019


Foto: Arquivo/SMS

Em Aparecida de Goiânia, o mês das crianças e também do Outubro Rosa, campanha mundial de alerta sobre o câncer de mama, está repleto de atividades educativas e integrativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de toda a cidade. Centenas de profissionais têm se dedicado, além da rotina de trabalho, a promover o bem estar da comunidade e a alegrar a meninada com palestras, ações de conscientização, brincadeiras, jogos e muitas outras abordagens planejadas minuciosamente pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e que se estenderão até o fim de outubro. Confira os eventos que já foram realizados, saiba onde serão alguns dos próximos e participe dessa mobilização por uma vida mais saudável.

O Mês das Crianças começou em 1º de outubro na UBS Parque Trindade, com palhacinhos, brincadeiras, lanche e uma palestra educativa. Já o Outubro Rosa foi iniciado pela unidade Jardim dos Buritis, no dia 2, com lanche e palestra para os usuários. Nos próximos dias, realizarão atividades do Outubro Rosa as UBSs Buriti Sereno (16/10), Anhambi (14, 15 e 16/10), Jardim Bela Vista, Parque Trindade e Garavelo Park (todas em 18/10), Jardim Olímpico, Cruzeiro e Porto das Pedras (22/10) e Alto Paraíso e Bairro Independência em 25/10. Já as unidades Garavelo Park e Buriti Sereno terão eventos do Mês das Crianças nos próximos dias 18 e 26, respectivamente.

UBS São Pedro

Na UBS do setor Chácaras de São Pedro, iniciadas desde o último dia 9, palestras sobre o câncer de mama ministradas pelas enfermeiras Milvane Alvez, Rosikelly Andrade e Daniele Pellozo serão realizadas todas as quartas-feiras pela manhã. Nesses dias, as usuárias também serão maquiadas e receberão dicas de maquiagem com uma profissional do salão Alice K’belos, parceiro do evento, como informa o diretor da unidade, Rubensmar Araújo dos Santos.

Já para as crianças, a São Pedro promoveu uma festa animada no último dia 11 com brincadeiras e uma farta mesa de frutas. Durante o agito, os médicos falaram sobre alimentação saudável e crescimento e as enfermeiras e técnicas de enfermagem pesaram e atenderam as crianças. “Tudo o que fizemos foi graças ao apoio do nosso pessoal, com destaque para os médicos Ícaro Julião, Isabella Caiado e Willian Pena, bem como para os estudantes de medicina da Faculdade Morgana Potrich (Famp), para o corpo de enfermagem e as agentes de Saúde”, ressalta Rubensmar.

UBSs Expansul, Nova Olinda e Pontal Sul I

No dia 10 a garotada reinou na UBS Expansul com atividades preparadas especialmente para elas. De manhã, estudantes de medicina da Famp ministraram palestras sobre higienização das mãos e do corpo para os pequeninos do CMEI Amélia Alves. À tarde, cerca de 300 crianças tiverem pintura facial, pula-pula, pipoca, algodão doce, gincanas e brincadeiras, segundo o chefe da unidade, Fabrício Alves. No mesmo dia, a meninada também teve festa na UBS Nova Olinda, das 8h às 12h, em frente à unidade, com o tema “Brincando com Saúde”.  Já na UBS Pontal Sul I, a programação foi do Outubro Rosa com uma palestra sobre a prevenção contra o câncer de mama.  

UBS Madre Germana I, Cardoso e Ilda  

Na Madre Germana, a mobilização pelo Outubro Rosa começou com um café-da-manhã variado no último dia 11 seguido por distribuição de brindes, exames de prevenção e liberação de mamografias dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), de 50 a 69 anos de idade, como informou o gestor Edinan dos Santos Silva. No mesmo dia, as UBSs dos bairros Cardoso e Ilda realizaram eventos sobre o câncer de mama. Na UBS Ilda também foi feita simultaneamente uma celebração para as crianças.

UBSs Tiradentes, Cândido de Queiroz, Anhambi, Parque das Nações e Cruzeiro

Ainda na sexta-feira, 11, véspera do Dia das Crianças, as UBSs Tiradentes, Cândido de Queiroz, Residencial Anhambi, Parque das Nações e Cruzeiro também realizaram festividades para os pequeninos com muita diversão e espirito de integração com a comunidade.  

Outubro Rosa: previna-se contra o câncer de mama

O câncer de mama é causado pela multiplicação de células anormais dessa região do corpo que formam um tumor. No Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Existe tratamento e o MS oferece atendimento gratuito por meio do SUS. Este câncer não tem somente uma causa e a idade é um fator de risco importante, já que cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Outros fatores que exigem atenção são: obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X) e ocorrência de casos na família, dentre outros.

“O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total. Já a ocorrência em homens é menor, mas existe: cerca de 1% do total de casos diagnosticados. Todas as pessoas devem estar atentas para essa doença, observando se há alterações nas mamas e adotando hábitos de vida saudáveis que têm o poder de evitar esse mal, tendo em vista que 30% dos casos podem ser prevenidos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), com a prática de atividade física regularmente, amamentação, alimentação saudável, manutenção do peso corporal adequado e não consumir bebidas alcoólicas,” destaca a chefa de Redes Temáticas Ciclos de Vida da SMS, Amanda Faria.  

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)