Em Aparecida de Goiânia, o mês das crianças e também do Outubro Rosa, campanha mundial de alerta sobre o câncer de mama, está repleto de atividades educativas e integrativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de toda a cidade. Centenas de profissionais têm se dedicado, além da rotina de trabalho, a promover o bem estar da comunidade e a alegrar a meninada com palestras, ações de conscientização, brincadeiras, jogos e muitas outras abordagens planejadas minuciosamente pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e que se estenderão até o fim de outubro. Confira os eventos que já foram realizados, saiba onde serão alguns dos próximos e participe dessa mobilização por uma vida mais saudável.
O Mês das Crianças começou em 1º de outubro na UBS Parque Trindade, com palhacinhos, brincadeiras, lanche e uma palestra educativa. Já o Outubro Rosa foi iniciado pela unidade Jardim dos Buritis, no dia 2, com lanche e palestra para os usuários. Nos próximos dias, realizarão atividades do Outubro Rosa as UBSs Buriti Sereno (16/10), Anhambi (14, 15 e 16/10), Jardim Bela Vista, Parque Trindade e Garavelo Park (todas em 18/10), Jardim Olímpico, Cruzeiro e Porto das Pedras (22/10) e Alto Paraíso e Bairro Independência em 25/10. Já as unidades Garavelo Park e Buriti Sereno terão eventos do Mês das Crianças nos próximos dias 18 e 26, respectivamente.
UBS São Pedro
Na UBS do setor Chácaras de São Pedro, iniciadas desde o último dia 9, palestras sobre o câncer de mama ministradas pelas enfermeiras Milvane Alvez, Rosikelly Andrade e Daniele Pellozo serão realizadas todas as quartas-feiras pela manhã. Nesses dias, as usuárias também serão maquiadas e receberão dicas de maquiagem com uma profissional do salão Alice K’belos, parceiro do evento, como informa o diretor da unidade, Rubensmar Araújo dos Santos.
Já para as crianças, a São Pedro promoveu uma festa animada no último dia 11 com brincadeiras e uma farta mesa de frutas. Durante o agito, os médicos falaram sobre alimentação saudável e crescimento e as enfermeiras e técnicas de enfermagem pesaram e atenderam as crianças. “Tudo o que fizemos foi graças ao apoio do nosso pessoal, com destaque para os médicos Ícaro Julião, Isabella Caiado e Willian Pena, bem como para os estudantes de medicina da Faculdade Morgana Potrich (Famp), para o corpo de enfermagem e as agentes de Saúde”, ressalta Rubensmar.
UBSs Expansul, Nova Olinda e Pontal Sul I
No dia 10 a garotada reinou na UBS Expansul com atividades preparadas especialmente para elas. De manhã, estudantes de medicina da Famp ministraram palestras sobre higienização das mãos e do corpo para os pequeninos do CMEI Amélia Alves. À tarde, cerca de 300 crianças tiverem pintura facial, pula-pula, pipoca, algodão doce, gincanas e brincadeiras, segundo o chefe da unidade, Fabrício Alves. No mesmo dia, a meninada também teve festa na UBS Nova Olinda, das 8h às 12h, em frente à unidade, com o tema “Brincando com Saúde”. Já na UBS Pontal Sul I, a programação foi do Outubro Rosa com uma palestra sobre a prevenção contra o câncer de mama.
UBS Madre Germana I, Cardoso e Ilda
Na Madre Germana, a mobilização pelo Outubro Rosa começou com um café-da-manhã variado no último dia 11 seguido por distribuição de brindes, exames de prevenção e liberação de mamografias dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), de 50 a 69 anos de idade, como informou o gestor Edinan dos Santos Silva. No mesmo dia, as UBSs dos bairros Cardoso e Ilda realizaram eventos sobre o câncer de mama. Na UBS Ilda também foi feita simultaneamente uma celebração para as crianças.
UBSs Tiradentes, Cândido de Queiroz, Anhambi, Parque das Nações e Cruzeiro
Ainda na sexta-feira, 11, véspera do Dia das Crianças, as UBSs Tiradentes, Cândido de Queiroz, Residencial Anhambi, Parque das Nações e Cruzeiro também realizaram festividades para os pequeninos com muita diversão e espirito de integração com a comunidade.
Outubro Rosa: previna-se contra o câncer de mama
O câncer de mama é causado pela multiplicação de células anormais dessa região do corpo que formam um tumor. No Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Existe tratamento e o MS oferece atendimento gratuito por meio do SUS. Este câncer não tem somente uma causa e a idade é um fator de risco importante, já que cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Outros fatores que exigem atenção são: obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X) e ocorrência de casos na família, dentre outros.
“O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total. Já a ocorrência em homens é menor, mas existe: cerca de 1% do total de casos diagnosticados. Todas as pessoas devem estar atentas para essa doença, observando se há alterações nas mamas e adotando hábitos de vida saudáveis que têm o poder de evitar esse mal, tendo em vista que 30% dos casos podem ser prevenidos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), com a prática de atividade física regularmente, amamentação, alimentação saudável, manutenção do peso corporal adequado e não consumir bebidas alcoólicas,” destaca a chefa de Redes Temáticas Ciclos de Vida da SMS, Amanda Faria.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)