A Vigilância Sanitária de Aparecida realiza na próxima semana ação educativa com os profissionais de saúde do município, conscientizando sobre a importância da higienização das mãos no controle de infecções e doenças. A iniciativa é em comemoração ao Dia Mundial da Higienização das Mãos, 05 de maio, e Semana Nacional de Enfermagem, 12 a 20 de maio.
Por meio da Chefia de Fiscalização de Controle de infecção hospitalar e Segurança do Paciente, a Vigilância organizou nos dias 23, 24 e 26 de maio, distribuição de amostras de álcool em gel para os profissionais, além de orientações sobre a higienização correta das mãos. Na próxima terça-feira (23) ação será pela manhã na UPA Buriti Sereno e Cais Colina Azul. No dia 24, de manhã, UPA Brasicon e Ambulatório Central (antigo Pronto Socorro), à tarde no Cais Nova Era a CAPS AD. No dia 26 será na Maternidade Marlene Teixeira e Centro de Saúde Papillon Park.
“Faremos ainda uma dinâmica com os profissionais de saúde das unidades. Uma caixa mágica será levada, os profissionais vão lavar as mãos e colocá-las dentro do objeto, que é capaz de mostrar a quantidade de micróbios que ainda ficaram presentes nas mãos. A intenção é orientar sobre as formas de higienização correta”, explica a Chefe de Fiscalização de Controle de Infecção Hospitalar, Núria Neres do Vale
Apesar de ser um hábito básico, higienizar as mãos ainda costuma ser ignorada no dia a dia, tanto por pessoas comuns como por profissionais de saúde e conscientizar as pessoas sobre a importância dessa prática, ainda é um desafio colocá-la em prática. O ato é tão importante que foi adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma bandeira de combate à infecção hospitalar. No dia a dia, a lavagem de mãos previne, por exemplo, uma diarreia que muitas vezes é causada por falta de higiene na hora de tocar os alimentos, especialmente após ir ao banheiro.
A falta de cuidado afeta também os profissionais de saúde com resultados mais preocupantes. Em um único dia, cada profissional de saúde interage com dezenas e até centenas de pacientes. É nesses momentos que a mão do profissional pode se transformar em um veículo condutor de doenças.
Atualmente, programas que enfocam a Segurança do Paciente nos serviços de saúde tratam como prioridade o tema da higiene das mãos. No caso de hospitais e clínicas, para que a lavagem correta das mãos seja adota de forma efetiva é preciso que a gestão do serviço de saúde se envolva diretamente com o processo e faça as adequações necessárias.
Com informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)