Vilela determina retomada do Comitê de Desburocratização de Aparecida

Por Allan David

9 de janeiro de 2025

Por Allan David

9 de janeiro de 2025


Foto: Jhonney Macena

Equipe do prefeito anunciou nesta quinta (09) as primeiras providências para modernizar os serviços da Prefeitura e estimular investimentos do setor produtivo

O prefeito de Aparecida, Leandro Vilela, determinou nesta quinta (09) a retomada imediata do CPD, o Comitê Permanente de Desburocratização. A decisão foi comunicada em reunião com a Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), que participa do grupo de trabalho.

A meta é desburocratizar os serviços prestados pelo município às empresas, estimular a industrialização e atuar ao lado do setor produtivo para qualificar os trabalhadores. Em resposta ao presidente da Aciag, Max Coelho, e a empresários presentes na reunião, a equipe do prefeito Vilela já anunciou as primeiras providências tomadas para facilitar a vida das empresas.

Entre elas estão o aperfeiçoamento dos serviços prestados on-line às empresas e ao cidadão. O acesso aos 102 serviços já disponibilizados no site da Prefeitura de Aparecida ficará mais intuitivo e amigável. Além disso, os licenciamentos passarão a ser feitos também pela internet. E já estão em andamento a revisão do Código Sanitário e a preparação do sistema de alvarás simplificados.

“É para desburocratizar. Precisamos modernizar a máquina administrativa, que está emperrada. Esse preciosismo atrapalha a cidade, não gera receita, nem desenvolvimento”, argumentou o prefeito Vilela, ao lado da primeira-dama, Lana Bezerra, e do vice-prefeito, João Campos. Ele propôs ainda o acesso direto das empresas a sistemas de autodeclarações, economizando tempo e recursos.

O presidente da Aciag reconheceu o empenho da nova gestão municipal em solucionar as demandas das empresas. “Nós precisamos dessa interlocução com o poder público para crescer, andando de mãos dadas pelo desenvolvimento de Aparecida”, pontuou Max Coelho. Segundo ele, todas as 92 indústrias químicas da cidade não têm, por exemplo, a licença expedida pela Vigilância Sanitária.

Considerado um dos maiores empresários de Aparecida, Osvaldo Zilli foi enfático: “Não queremos mais nos humilhar para gerar emprego e renda nessa cidade”. Só a filial aparecidense da DHL, gigante da logística atraída ao município por Zilli, faturou R$ 2,1 bilhões em 2024, segundo ele, gerando alto volume de arrecadação tributária.

O papel do CPD

O Comitê Permanente de Desburocratização é um órgão colegiado, integrado pela Prefeitura de Aparecida, Aciag e outras instituições do poder público e entidades de classe. O grupo de trabalho busca identificar lacunas na prestação de serviços da administração pública para as empresas e aperfeiçoá-los.

Presentes na reunião

Acompanharam o prefeito Leandro Vilela na Aciag os secretários Carlos Eduardo de Paula Rodrigues (Fazenda), Fábio Passaglia (Governo e Casa Civil), Pollyana Oliveira (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Andrey Azeredo (Planejamento e Regulação Urbana), Alessandro Magalhães (Saúde), Alfredo Neto (Infraestrutura), Marcos Abrão (Indústria e Comércio, e Companhia de Desenvolvimento de Aparecida [Codap]), Wilma Almeida (Trabalho), Carolina Araújo (Políticas Públicas para as Mulheres), e Naira Andrade (diretora da Vigilância Sanitária). Leopoldo Moreira, conselheiro da Codap, também participou da reunião.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)