Pais e responsáveis podem procurar sete postos de vacinação para deixar o nome dos pequenos na lista de espera. Ao final do dia, se possível, os profissionais de saúde entrarão em contato
Com o objetivo de facilitar o acesso à vacina pediátrica baby contra a covid-19 e evitar desperdícios, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) disponibiliza lista de espera para interessados na “xepa” da vacinação. Dessa forma, qualquer pai ou responsável de criança com idade de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias pode procurar um dos sete postos de vacinação dessa faixa etária para deixar o nome dos pequenos na lista de espera. Ao fim do dia, caso algum dos postos tenha frascos de vacinas já abertos e com doses disponíveis, a equipe da unidade de saúde entrará em contato com os nomes da lista avisando sobre a possibilidade de vacinação, que deve ser imediata.
Atualmente, a vacina para o público infantil de até três anos é ofertada apenas para crianças com comorbidades. Mas, por meio da xepa, é possível adiantar a imunização dos pequenos, independentemente de comorbidade. Os sete postos de vacinação pediátrica baby são: Central de Imunização, UBS Cruzeiro do Sul, UBS Santa Luzia, UBS Bairro Cardoso, UBS Veiga Jardim, UBS Bandeirantes e Maternidade Marlene Teixeira. As Unidades Básicas de Saúde funcionam de segunda a sexta das 8h às 16h. A Central de Imunização está aberta de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábado das 8 às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira funciona de segunda a sexta das 8h às 18h.
Para facilitar o acesso, a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, orienta: “São sete postos fixos de vacinação que irão disponibilizar essa lista. Por isso, procure o local que seja mais próximo da sua casa. É tudo muito rápido. A equipe liga para os interessados e o intervalo de tempo disponível entre o contato e a aplicação é curto. Assim, quanto mais perto da sua casa, melhor. Lembro que o nome na lista não é garantia de que a criança vai ser vacinada por meio da xepa. É uma possibilidade!”. Renata explica ainda que o grupo infantil atendido pela Campanha de Vacinação será ampliado para todas as crianças a partir de 6 meses de idade com a chegada de novas doses na cidade.
O que levar
Para receber a proteção, as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável legal e apresentar certidão de nascimento ou RG, cartão SUS ou CPF e cartão de vacinação. Crianças com comorbidades precisam apresentar laudo médico que comprove a condição. Caso o responsável legal não possa acompanhar, basta assinar um termo de autorização que deve ser apresentado por alguém maior de idade no momento da aplicação.
Prazos e especificações
Seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde, o esquema vacinal básico contra a covid-19 para crianças de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias é de três doses da vacina Pfizer específica para esse público. O intervalo entre a primeira e segunda dose é de 4 semanas e o da segunda para a terceira dose é de 8 semanas.
Campanha de vacinação contra a covid-19
Além desse público, todas as pessoas com mais de três anos de idade devem ser vacinadas contra a Covid-19 em Aparecida. Confira os esquemas vacinais de acordo com as faixas etárias e algumas condições:
Atenção: Os intervalos recomendados para as doses de reforço são de, no mínimo, quatro meses.
As vacinas estão disponíveis em 36 postos fixos:
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)