1ª Caminhada pela Inclusão da pessoa com deficiência atrai 400 participantes

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 20 de setembro de 2013 – Cerca de 400 pessoas participaram na manhã desta sexta-feira, 20, da 1° Caminhada pela Inclusão Pessoa com Deficiência. O evento marcou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro. A caminhada, realizada pelas secretarias municipais de Saúde e Assistência Social teve início no Centro de Reabilitação, que fica no setor Nova Era, e seguiu para o Buriti Shopping, onde aconteceu a solenidade oficial, além de apresentações artísticas.

“As ações de integração devem ser prioritárias no processo de inclusão social. Por isso, nossas atividades foram direcionadas à participação, direta ou indireta, de todos os envolvidos na formação e desenvolvimento da pessoa com deficiência, desde o aluno, família, servidor, professor, até estudantes não deficientes e sociedade. As pessoas têm que pensar que esta luta é de toda sociedade”, pontuou Paulo Pimenta, Diretor de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Aparecida de Goiânia. 

Segundo o Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro  de Geografia e Estatísticas (IBGE), atualmente, no Brasil, 45 milhões de pessoas declaram possuir algum tipo de deficiência. Em razão disso, o governo federal criou em 2011 o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, que reafirma o compromisso do Brasil com as prerrogativas da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada pelo nosso país como emenda constitucional.

“Para garantir uma vida normal à essas pessoas, o país tem avançado na implementação de políticas públicas para os Portadores de Necessidades Especiais (PNE), mas ainda há muito para ser feito”, destacou Paulinho.

Segundo o secretário de Saúde Paulo Rassi, tendo em vista a necessidade de avançar, Aparecida também tem buscado garantir aos PNE acesso à educação, atenção à saúde e aos serviços sociais em geral. “Criamos a diretoria da Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, nas escolas existem profissionais capacitados para ensinar crianças com deficiência e estamos adaptando toda infraestrutura da cidade”, acrescentou Paulo Rassi.

 

SERVIÇOS: Durante o evento, os participantes tiveram acesso à vários serviços, entre eles aferição de Pressão Arterial e Teste de Glicemia; confecção do Cartão de Estacionamento para deficientes (SMTA); orientações e Distribuição de materiais educativos; cadastro junto a Associação dos Deficientes de Aparecida de Goiânia; oferta de água, suco e pipoca que se estendeu por toda a manhã.

 

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)