1º Centro de Referência da Pessoa Idosa do Estado será inaugurado hoje em Aparecida

Unidade garantirá mais dignidade aos idosos do município, ampliando atendimentos já realizados pela Secretaria de Assistência Social.

Aparecida de Goiânia, 29 de março de 2016 – O prefeito Maguito Vilela e o secretário de Assistência Social, José Ribamar Gomes de Souza, inauguram nesta terça-feira, 29, às 16 horas, o 1º Centro de Referência em Assistência Social da Pessoa Idosa do município e do Estado de Goiás. A nova unidade está localizada na Rua Dona Maria Galvão Pinheiro, Qd. 22, Lt. 9-E, no Residencial Village Garavelo.

De acordo com a presidente do Conselho do Idoso de Aparecida e coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social da Pessoa Idosa, Ângela Rita Diniz Ramos Silva, a unidade já funcionava em um dos salões do Centro de Cultura e Lazer José Barroso. A mudança para uma sede própria foi necessária para ampliar o atendimento.

Segundo a psicológa e coordenadora, no centro de cultura eram atendidos em média 1,2 idosos por semana. “Com a sede própria, nossa expectativa é que esse número triplique, possibilitando que mais idosos do município sejam beneficiados”, explicou, lembrando que no último censo do IBGE foram contabilizados 30 mil idosos vivendo em Aparecida.

No novo Centro da Pessoa Idosa, a Secretaria de Assistência Social continuará prestando os mesmos serviços já desenvolvidos pela Rede Municipal de Defesa e Proteção do Idoso, que o município criou em 2009. A rede envolve também o Ministério Público e dez secretarias municipais com objetivo é oferecer condições mínimas de qualidade de vida aos idosos da cidade, facilitando serviços e atendimento em saúde e inclusão social.

“A partir da rede, nossos idosos não precisam, por exemplo, buscar o 0800 da Saúde. Mantemos um canal direto com a SMS para encaminhar essas pessoas sempre que necessário e a partir do acompanhamento dos nossos assistentes”, explicou Ângela.

No espaço, os idosos recebem assistência jurícia; atendimento psicossocial; confeção do cartão de estacionamento pela SMTA; cadastramento no Bolsa Família; carteirinha do idoso; cadastramento para IPTU gratuito (Fazenda Municipal); alfabetização; atividades de esporte, lazer e terapia ocupacional; oficinas de bodado, tear e pintura;recebimento e apuração de denúncias de crimes contra idosos, entre outros atendimentos.

“A sede própria nos permitirá ampliar também os atendimentos oferecidos. A confecção do passaporte do idoso, por exemplo, que antes era feito apenas no Vapt Vupt, agora será feito pelo centro, com o preenchimento dos formulários, e concluídos nas unidades do Estado, pelos nossos servidores. Isso facilita a vida do idoso, evita que tenha que se deslocar”, completou a coordenadora.

EXPEDIENTE – Os atendimentos no Centro de Referência em Assistência da Pessoa Idosa serão realizados diariamente por seis funcionários da Secretaria de Assistência Social. Os serviços prestados pelas outras secretarias e pelo Ministério Público ocorrerão uma vez por semana, ou conforme a demanda, com aviso prévio aos idosos assistidos.

Sugestão de Pauta:

Assunto: 1º Centro de Referência em Assistência Social da Pessoa Idosa do Estado será inaugurado hoje em Aparecida.

Data: 29 de março de 2016 (terça-feira).

Horário: 16 horas.

Local: Rua Dona Maria Galvão Pinheiro, Qd. 22, Lt. 9-E – Residencial Village Garavelo I (em frente ao Centro de Cultura e Lazer José Barroso).