24 equipes disputam as oitavas de final do Taça das Favelas, em Aparecida

Por Rafael Freitas e Solange Araújo

20 de novembro de 2021

Foto: Divulgação Secretaria de Esportes

A manhã deste sábado, 20, começou bem esportiva em Aparecida de Goiânia. Isso porque a bola rola pelas oitavas de final do campeonato Taça das Favelas da Central Única das Favelas em Goiás (Cufa Go), no Centro de Treinamento do Goiás Esporte Clube, no Jardim Buriti Sereno até o início da tarde.

O prefeito em exercício, Vilmar Mariano, que acompanhou os jogos no início da manhã, destacou que o evento marca o recomeço e o retorno das atividades presenciais. “O que está acontecendo aqui hoje é o Taça das Favelas do Recomeço: o recomeço das vidas de todos aqui presentes. Esse evento marca para além da inclusão social de cada criança e adolescente que está dando tudo de si nos jogos, retomada do esporte e as atividades esportivas em Aparecida”, comentou.

O secretário de Esportes, Lazer e Juventude de Aparecida, Gerffeson Aragão comemorou a classificação de seis equipes que representam Aparecida para a próxima fase da competição. “O mais importante é a inclusão social, a oportunidade de os grandes clubes verem esses garotos e seus sonhos. É colocar o jovem no campo, dando oportunidade e visibilidade ao seu esporte”, destaca.

Breno Cardoso, presidente da Cufa Goiás, conta que competição marca a inclusão dos adolescentes das periferias. “A taça das favelas é mais que uma competição de futebol, ela é uma mobilização através do esporte. A competição é de muita relevância porque reúne seleções de bairros de periferia do estado de Goiás pra participar da competição, então temos muita diversidade em campo”, explicou.

Time do Santa Luzia

Mari Souza, 16, joga pelo time do Buriti Sereno não esconde o orgulho em participar da competição e estar entre um dos times classificados. “A satisfação é muito grande, estamos extremamente felizes. Está sendo um grande orgulho participar do Taça das Favelas, todo o time está competindo com todo orgulho e que vença o melhor time”, comentou.

Esse também é o sentimento de Kenedy Alexandre, 16, que representa a equipe do Independência Mansões. “Estou muito feliz, é sonho realizado. Só em estar participando aqui já é gratificante. Agora a expectativa é de vitória, ir em busca da final e ser campeão”, disse.

“Aqui vemos vários sonhos sendo colocados em campo. Me vejo quando era criança que tinha sonho de ser jogador de futebol e graças a deus consegui chegar e hoje sou inspiração para muitos deles acreditem em seu potencial”, responsável por buscar novos talentos em meio aos jovens jogadores, Marcelo Rangel, olheiro do Goiás Esporte Clube.

Nessa fase do campeonato cerca de 24 equipes entram em campo em busca da classificação para a próxima fase, sendo 16 masculinas e oito equipes femininas. Além disso, na ocasião os classificados para as oitavas de final receberam uniformes oficiais. “Isso é muito importante porque na periferia muitas vezes, os uniformes são antigos e os jogadores sonham com esse momento de receber uniformes novos”, pontuou Breno Cardoso.

Ainda tem muitos jogos pela frente, após as quartas de Final, os times entram em campo para disputar as semifinais no Estádio Municipal Aníbal de Toledo e a grande final do campeonato será realizada no Estádio Olímpico, em Goiânia.

Mais informações sobre os times, resultados de jogos e próximos confrontos podem ser encontradas no site da CUFA Goiás: http://cufago.com.br/site/.