24° Unidade Básica de Saúde de Aparecida será entregue nesta terça, 22

Por Ana Clara Dias - SMS

21 de agosto de 2017

Foto: Wigor Vieira - SMS

Os moradores do setor Chácara São Pedro já podem comemorar. Nesta terça-feira (22) o prefeito Gustavo Mendanha e o Secretário de Saúde Edgar Tollini inauguram a Unidade Básica de Saúde do setor. A solenidade está marcada para as 17 horas.  A UBS do São Pedro é a 24° construída em Aparecida. A unidade é porte II, ou seja, atende com duas equipes de Estratégia de Saúde da Família.

A UBS do setor Chácara São Pedro já existia, entretanto, funcionava em uma casa locada. Agora, as famílias cadastradas e atendidas pelas equipes de saúde da família contarão com uma sede própria com estrutura adequada e padrão do Ministério da Saúde. Cada equipe de Estratégia de Saúde da Família conta com um médico, um enfermeiro, e um técnico de enfermagem. A unidade também tem servidores administrativos e horário de funcionamento das 8h às 17h. O agendamento de consultas das famílias cadastradas pode ser feito na própria unidade.

Segundo o prefeito Gustavo Mendanha Aparecida está expandindo a cobertura de saúde principalmente nas regiões que necessitam. “Prova disso são as 23 unidades básicas novas já entregues, além de outras sete previstas para este ano. Somos o único município de Goiás com três UPAs. Também colocaremos para funcionar em breve o Hospital Municipal e o Centro de Especialidades. Com isso, estamos dotando a cidade para ter uma rede autossuficiente”, destacou Gustavo.

O espaço conta com consultórios médicos, sala de observação, auditório para educação em saúde, consultório odontológico, sala de inalação, local para procedimentos, além de farmácia, sala de curativo, coleta, acolhimento multiprofissional, banheiros adaptados, vacina, dependências administrativas e outros. A unidade possui ainda 483 metros quadrados de área construída e foi orçada em aproximadamente R$ 858 mil do Ministério da Saúde e contrapartida do município.

Na UBSs, a população tem acesso aos atendimentos básicos gratuitos como pré-natal, programas de prevenção e promoção à saúde, enfermagem e odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas médicas, injeções, curativos, inalações, coleta de exames, vacina, exames laboratoriais, tratamento entre outros serviços.

Com as duas inaugurações, Aparecida completa 24 novas Unidades Básicas de Saúde novas, construídas e entregues nas gestões do ex-prefeito Maguito Vilela e do atual prefeito Gustavo Mendanha. Ainda este ano, Gustavo entregará mais cinco UBSs nos setores Garavelo Park, Bairro Ilda, Bairro Cardoso, Santo André e Cruzeiro Sul.