2º Mutirão de Aparecida deve prestar 9 mil atendimentos diretos nesta sexta e sábado

Por Allan David

21 de abril de 2023

Por Allan David

21 de abril de 2023

Foto: Rodrigo Estrela

Comemorando os 33 anos do Jardim Tiradentes, a Prefeitura de Aparecida atende moradores da região com mais de 100 serviços gratuitos na Escola Valdir Gonçalves de Aguiais

Mais de 9 mil atendimentos diretos devem ser prestados aos moradores do Jardim Tiradentes e sete bairros da região nesta sexta-feira (21) e sábado (22), no 2º Mutirão de Aparecida, que oferece mais de 100 serviços gratuitos na Escola Municipal Valdir Gonçalves de Aguiais, comemorando os 33 anos de fundação do Jardim Tiradentes.

Os atendimentos ocorrem hoje das 8h às 17h e amanhã (sábado), das 8h às 13h. A Escola Valdir Gonçalves de Aguiais fica situada na Rua 39, Quadra D, no Jardim Tiradentes.

Moradora do Jardim Cascata, a aposentada Maria Cristina da Cunha Feitosa foi uma das primeiras a chegar para fazer exame oftalmológico. “Aqui melhora bastante, é muito mais rápido do que esperar na fila do SUS”, disse ela.

Exames oftalmológicos estão entre os serviços mais procurados no mutirão – Foto: Rodrigo Estrela

A recepcionista Maiara Rodrigues, do Jardim Tiradentes, também aprovou a iniciativa de realizar o mutirão no bairro. “O mutirão aqui ajuda demais, facilitou muito a minha vida.” Ela esteve no evento para tomar vacina contra Covid e se consultar com oftalmologista.

A força-tarefa oferece ainda emissão de carteira de identidade, exames de ultrassom; inscrição em programas sociais, como o Bolsa Família; atualização do CadÚnico; teste rápido de hepatite B e C, HIV e sífilis; vacinação contra covid e outras doenças; encaminhamento para emprego; orientações jurídicas; e emissão de guias de IPTU, entre outros serviços.

“Durante esses 15 dias que estamos aqui, estamos massificando os serviços que já são prestados no dia a dia pela Prefeitura de Aparecida. São mais de 40 mil pessoas beneficiadas pelo mutirão”, comentou o prefeito Vilmar Mariano. Ele parabenizou os moradores do Jardim Tiradentes pelo aniversário de 33 anos do bairro. Na quarta-feira (19), Vilmar esteve também com a comunidade do Nova Cidade celebrando os 32 anos de fundação do setor.

Prefeito Vilmar enalteceu a participação do Tiradentes no desenvolvimento de Aparecida – Foto: Michel Abdallah

Ao lado do deputado estadual Veter Martins (Patriota), dos vereadores Diony Nery (PSDB), Erivelton Contador (PP), Amendoim (PDT), Domingos Rodrigues (Cidadania), Isaac Martins (Patriota) e Gilsão Meu Povo (MDB) e diversos líderes comunitários, Vilmar atendeu pessoalmente os moradores.

Executado pela Prefeitura de Aparecida, o Mutirão de Aparecida é gerenciado pela Secretaria de Ação Integrada. Júlio Lemos, que coordena a força-tarefa, ressaltou: “Você, morador da região, venha para cá. Temos muitos serviços para resolver sua situação aqui”.

Mutirão tem alta procura também por emissão da carteira de identidade – Foto: Rodrigo Estrela

Melhorias em diversos bairros

Além dos atendimentos diretos, o 2º Mutirão de Aparecida está fazendo benfeitorias nos setores Jardim Tiradentes, Colonial Sul, Jardim Cascata, Jardim Canadá, Jardim Nova Veneza, Jardim Boa Esperança, Parque Ibirapuera e Nova Cidade.

Nos últimos 15 dias, a Prefeitura de Aparecida implantou na região, por exemplo, um novo semáforo no cruzamento da Avenida C com a Avenida Brasil, ligando o Jardim Tiradentes ao Alto Paraíso. Esse mesmo cruzamento é um ponto de entrada e saída do novo Eixo Estruturante 2A, uma obra de grande envergadura que a Prefeitura de Aparecida lançou durante o mutirão para conectar o Jardim Cascata ao Madre Germana, numa extensão total de 12 quilômetros.

Novo semáforo torna mais seguro o tráfego na região do Jardim Tiradentes – Foto: Rodrigo Estrela

Equipes da Prefeitura de Aparecida também estão executando serviços como varrição de ruas, poda de árvores, roçagem nos lotes baldios, pintura de meio-fio, limpeza de bocas de lobo, operação tapa-buracos, recapeamento, troca de lâmpadas e revitalização da sinalização de trânsito.

Comemorações dos 33 anos do Tiradentes

O aniversário do Jardim Tiradentes, neste 21 de abril, foi comemorado também com um passeio ciclístico. A ação esportiva reuniu cerca de 150 ciclistas de diferentes gerações. Eles partiram da Praça Joaquim Ricardo Teixeira, na Rua 25, no Tiradentes, para uma volta de 6 quilômetros, passando também pelo Parque Ibirapuera.

As comemorações seguem nesta tarde, no campo da Praça Joaquim Ricardo Teixeira, com um jogo entre os Amigos do Prefeito e do Professor Alcides x Amigos dos Vereadores. A programação no local terá também a decisão do Torneio de Futebol de times armadores da região.

As atrações seguirão ainda na Praça Joaquim Ricardo Teixeira com um bingo entre os moradores e apresentações musicais, à noite.

As ações comemorativas dos 33 anos do Tiradentes terminam neste sábado, com um culto em ações de graças pelo Mutirão de Aparecida e pelo aniversário do bairro. A celebração ocorrerá às 19h, na Assembleia de Deus Missão. O templo fica situado na Rua 23, Qd, 43, Lt 29, Jardim Tiradentes.