A Prefeitura de Aparecida, por meio das secretarias da Fazenda e Infraestrutura, realizou na tarde desta terça-feira, 1º de setembro, videoconferência com a diretoria da Enel Distribuição para destravar demandas no município. Participaram da videoconferência o prefeito Gustavo Mendanha, o vice-prefeito Veter Martins, os secretários André Rosa (Fazenda), Mário Vilela (Infraestrutura) e o presidente da Enel, José Luis Salas e demais representantes da empresa de energia elétrica.
Foram discutidas pautas importantes para o desenvolvimento da cidade, como a implantação de uma subestação e o fornecimento de energia para a UFG Aparecida. A prefeitura também apresentou a proposta de ampliação de rede elétrica para atender a extensão dos cinco Eixos Estruturantes que serão executados, por meio de empréstimo com Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
“Aparecida de Goiânia cresceu muito nos últimos anos e com ela a necessidade de ampliar a oferta de energia elétrica e obras de infraestrutura. Por isso apresentamos hoje nossos pleitos a Enel, que são importantes para o desenvolvimento da cidade, e assim de forma conjunta destravar algumas necessidades, como recolocação de postes de energia em vias que estão sendo pavimentadas e a construção de uma subestação na região Leste”, explicou o prefeito Gustavo Mendanha.
”Em alguns bairros de Aparecida, por exemplo, alguns postes precisam ser remanejados de local porque estão ocupando parte das ruas e impedindo a execução da pavimentação asfáltica. Por isso fizemos essa reunião online para abordar esses pontos, dando assim continuidade as obras já autorizadas ou em execução pela prefeitura”, completou o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela.
O vice-prefeito Veter Martins destaca que foi criado um grupo operacional para tratar das necessidades da cidade. “Criamos um grupo com representantes da prefeitura e da Enel para conversar sobre as necessidades do município que precisam ser atendidas e assim destravar nosso desenvolvimento. O objetivo é fazermos um trabalho conjunto, já que muitas demandas na cidade dependem da qualidade do fornecimento de energia e ampliação da rede”.
Obras estruturantes de infraestrutura garantirão melhoria da qualidade de vida
Entre as obras estruturantes executadas pela prefeitura estão os Eixos Viários no sentido Leste-Oeste, que vaõ interligar as regiões do município. No total, serão 26 quilômetros de vias pavimentadas, duplicadas e iluminadas, e mais duas pontes e um bueiro celular.
Os quatro novos complexos viários na região Oeste serão chamados de Eixo Leste-Oeste 01, Eixo Leste-Oeste 02, Eixo Leste-Oeste 03 e Eixo Leste-Oeste 05. O 4º eixo, fica na Região Leste, e dará acesso ao Campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Aparecida e ao Aeroporto Executivo Antares. O ELO-04, que possui quase 6 quilômetros de extensão, será completamente pavimentado. A obra tem início no final da Avenida Santana e segue até a UFG. O total das obras é de cerca de R$ 65 milhões.
“Essas obras de mobilidade urbana são de suma importância para o desenvolvimento social e econômico de Aparecida. É um presente para o município que trará maior valorização e facilitará o deslocamento das pessoas que moram na região do Grande Garavelo”, avaliou o prefeito.
Além dos Eixos Viários Leste-Oeste, a prefeitura está pavimentando diversas ruas em vários bairros, promovendo maior qualidade de vida aos moradores que terão o asfalto na porta de suas casas. Os operários trabalham em diversas frentes, como na Vila Oliveira, setor Pontal Sul, Jardim Miramar, Parque Ibirapuera, Aeroporto Sul, Jardim Himalaia, Colonial Sul, Jardim Veneza, Goiânia Park Sul e Jardim Boa Esperança (1ª etapa).
Os bairros recebem obras de terraplanagem e drenagem, e de construção de galerias pluviais e meio-fio, além da implementação do asfalto. Com investimento de cerca de R$ 22 milhões, com recursos do Tesouro Municipal, a pavimentação do Parque Ibirapuera, Aeroporto Sul, Jardim Himalaia, Goiânia Park Sul e Jardim Boa Esperança contempla uma área total de 225 mil metros quadrados (m²), aproximadamente.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)