3ª Etapa da REDESIM é lançada em Aparecida pela Prefeitura em parceria com a Juceg

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Carlos Alexandre - Secom

Aparecida de Goiânia, 27 de Outubro de 2015 – Buscando reduzir a burocracia na implantação de empresas em Aparecida de Goiânia, a Prefeitura Municipal e a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) lançaram na noite de segunda-feira, 26, a 3ª Etapa da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM). A solenidade contou com a presença de empresários locais, do presidente da Juceg, Rafael Lousa e de representantes de entidades.

“Este é mais um avanço para a instalação de empresas em Aparecida. A burocracia e a morosidade inerentes do serviço público acaba que afasta o empresário da cidade, mas com a RedeSim essa burocracia esta sendo reduzida. Porque o empresário e as cidades não podem esperar e a geração de renda e divisas para as cidades dependem também dessa agilidade. Por isso Aparecida sai na frente e tem uma equipe orientada em dar mais velocidade à implantação das empresas e industrias no município”, comentou o prefeito Maguito Vilela.

Nesta fase, a Prefeitura implantará a formalização de empresas via REDESIM no município, ou seja, ao promover seu registro na Juceg, o contribuinte também obterá sua Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento Provisório, para os cadastros cujas atividades sejam consideradas como baixo risco. Tudo por meio do portal da REDESIM. “Aparecida mais uma vez dá um passo a frente para a formalização de empresas no município em tempo mais hábil favorecendo a atração de investimentos com segurança jurídica”, pontuou o presidente da Juceg, Rafael Lousa.

A primeira etapa de implantação da RedeSim ocorreu em maio de 2014. Nesse sentido, a Prefeitura se antecipou no sentido de desburocratizar o processo de instalação de empresas, dando condições para que mais investidores continuem optando pelo município com a criação do Cadastro Único para Abertura de Empresas. “É uma forma de simplificar a vida do empreendedor, diminuindo burocracias para aberturas e baixas de empresas. Hoje uma empresa abre as portas em Aparecida em no máximo 48 horas”, explica o Secretário da Fazenda, Carlos Eduardo de Paula.

A consulta de viabilidade na plataforma online é um formulário eletrônico responsável por coletar as informações do empreendedor referentes ao empreendimento. São coletados: dados do endereço, atividade econômica e nome. Dessa forma, o empreendedor verifica a possibilidade de exercício da atividade no endereço informado e a utilização do nome. “A união entre prefeitura e Juceg é um marco para a desburocratização de aberturas e fechamentos de empresas”, salientou o presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Elione Ciprione.

O que é a REDESIM?

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM) – criada pela Lei nº 11.598/2007 – faz parte de um programa nacional e é composta por órgãos federais, estaduais e municipais que estejam direta e indiretamente ligados aos registros de empresas.

Entre os objetivos da REDESIM estão a redução dos custos sociais e econômicos da informalidade; o aumento da produção e competitividade entre as micro e pequenas empresas; e a adequação da Lei Municipal às leis federais que regulamentam a atividade empresarial. Permite que o cidadão abra ou regularize o seu negócio de forma mais ágil, com segurança, comodidade e sem burocracia, já que os órgãos envolvidos nas operações de registro e legalização, como a Receita Federal, secretarias estaduais e municipais, entre outros, são integrados na internet.

Presenças – A solenidade contou com a presença do vice-prefeito, Ozair José, dos secretários municipais Cilene Batista (Regulação Urbana) e Ralph Vicente (Industria e Comércio), do presidente da Câmara, Gustavo Mendanha (PMDB) e do vereador Willian Ludovico (SD).

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)