3ª Feira de Ciência e Tecnologia de Aparecida mobiliza empresas e estudantes

9 de maio de 2017

Foto: Fabiano Araújo - Secom

Aparecida de Goiânia, 22 de outubro de 2013 – Com o tema Ciência, Saúde e Esporte foi aberta nesta terça-feira, 22, no Centro Municipal de Cultura e Lazer José Barroso, a 3ª edição da Feira de Ciência e Tecnologia de Aparecida, coordenada pela Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia (SICCT) da cidade. A feira reúne 23 estandes, sendo cinco deles destinados às escolas municipais que desenvolveram projetos científicos. O restante é destinado a empresas privadas, instituições de educação como Sesi, Senai, IFG e órgãos municipais, como a Secretaria de Saúde.

A Feira faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2013, desenvolvida pelo Ministério da Ciência. “Neste primeiro dia, a programação é voltada à exposição de trabalhos realizados pelos alunos, empresas e instituições. Amanhã, 23, quando o evento será encerrado, os estandes dos alunos das escolas municipais darão lugar aos projetos dos estudantes universitários das instituições de ensino do município, como o IFG”, explicou o secretário de Indústria e Comércio, Marcos Alberto Luiz Campos, que abriu a feira ao lado do vice-prefeito Ozair José (PT).

Nove escolas municipais participam da feira com trabalhos científicos ou participando do concurso de desenhos. Os vencedores do concurso, que termina amanhã, serão eleitos pelos visitantes e receberão prêmios. “Para a exposição, mobilizamos os alunos de 8º e 9º ano. Já os desenhos foram feitos por alunos das turmas de 6º e 7º ano. O objetivo é envolver todos no tema, despertar neles o interesse pelas novas tecnologias, mas sempre atentos à questão da sustentabilidade e do bem estar da comunidade onde vivem”, pontuou o secretário de Educação, Domingos Pereira.

Esse foi o objetivo de um grupo de alunos da Escola Municipal Cidade Satélite São Luiz. Orientados por um grupo de professores, Igor Feliciano, de 15 anos; Mateus Cândido, 14; e Gustavo Vasconscelos, 12; desenvolveram um projeto de geração de energia a partir do vento e também de material orgânico, como restos de alimentos. “É tudo muito simples e é um sistema que pode ser utilizado dentro da própria escola. Direcionamos dois processos que já são conhecidos para um fim específico”, explicou o estudante Igor.

“Desde que foi criada, a feira tem como objetivo fomentar o espírito empreendedor em todos os alunos do nosso município, mesmo os menores, e despertar neles o interesse pelos novos empregos que vem sendo gerados no município nos setores de indústria, ciência e tecnologia”, sublinhou o secretário Marcos Alberto, lembrando que o município conta hoje com um parque tecnológico composto por cinco polos ativos.

Programação inclui o Café Tecnológico

Além da exposição de trabalhos desenvolvidos por estudantes e mostra de tecnologias desenvolvidas por empresas e instituições de ensino, a programação da 3ª Feira de Ciência e Tecnologia de Aparecida inclui ainda realização de palestras e cursos. Amanhã será realizado ainda um Café Tecnológico. Um momento para promover a interação dos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), Instituições de Ensino Superior (IES) e empresas sediadas nos Pólos Empresárias de Aparecida de Goiânia, e possibilitar a realização de parcerias para desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação.

O evento acontecerá na Unidade Integrada Sesi/Senai Aparecida de Goiânia e contará com dois palestrantes de renome: Charles Ross, do Instituto Georgia Tech de Atlanta/USA e Vera Crósta, da UNICAMP Campinas/São Paulo, que foram recepcionados hoje pelo prefeito Maguito Vilela (PMDB).

“Essa é uma iniciativa importantíssima da Prefeitura de Aparecida. Por meio da feira, as empresas, indústrias e demais instituições disponibilizam suas técnicas e conhecimentos para que estudantes e novos empreendedores desenvolvam projetos tecnológicos que impulsionem ainda mais o município. É uma ação extraordinária”, avaliou o presidente da Fecomércio, José Evaristo dos Santos, que também visitou a 3ª Feira de Ciência e Tecnologia de Aparecida.

PRESENÇAS – Além dele, a abertura do evento contou com a presença do presidente da Aciag Heribaldo Egídio; o deputado estadual Daniel Vilela (PMDB); o pró-reitor de Extensão do IFG, Sebastião Nunes; e os secretários Euler de Morais (Governo e Integração Institucional), Carlos Eduardo de Paula Rodrigues (Fazenda), Valdemir Souto (SMTA), Tarcísio Francisco dos Santos (Procuradoria), Adriano Montovane (Trabalho), Jório Rios (Regulação Urbana), Geoliano Lima (Administração), Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos), Raul Coutinho (Licitação) e Marinho Rezende (Procon).