3ª praça inaugurada nesta semana beneficia moradores do Parque das Nações

Por Rackel Vieira

27 de outubro de 2023

Foto: Brunno Moreira

Moradores ganharam uma praça poliesportiva nova com campo sintético moderno; área de convivência no local foi totalmente revitalizada

Os moradores do setor Parque das Nações, em Aparecida de Goiânia, já contam um novo espaço para atividades físicas, esportivas e lazer. É a Praça Francisco Beserra da Silva, inaugurada na tarde de sexta-feira, dia 27, pelo prefeito Vilmar Mariano, localizada na Rua Corrientes, na esquina das Avenidas Líbano e Telaviv, no Parque das Nações.

Essa é a terceira praça inaugurada durante a programação do 39º Mutirão de Aparecida, realizado ao longo desta semana na região do Pontal Sul. A primeira praça foi inaugurada na última terça-feira (24) no setor Porto das Pedras, a segunda no Bairro Independência na última quarta-feira (25) e, agora, a semana se encerra com a inauguração da Praça Poliesportiva no Parque das Nações.

“Essa área vazia, se transformou em uma bela praça estrutura para lazer e prática de atividades físicas da população. São tantos moradores que serão contemplados, que a gente enche o coração de gratidão. Nós entendemos que o esporte é uma ferramenta social muito importante para formação do jovem cidadão, esse incentivo afasta as crianças e adolescentes dos caminhos errados”, destacou Vilmar durante a entrega do novo espaço público.

A área de convivência também passou por uma revitalização completa. O espaço público recebeu decoração paisagística e uma academia ao ar livre. “A construção do campo sintético foi complementada com a criação de uma praça linda, que oferecerá lazer e convivência aos moradores”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano (SDU), Davi Mendanha.

Lindamar Pereira, moradora do bairro de 56 anos, ficou encantada com a nova praça. “Achei tudo maravilhoso, não esperava que ficaria assim, ficou bem diferente e valorizado. Será ótimo para todos, especialmente para as crianças, que agora terão um lugar seguro para brincar”, comemorou.

14º Campo Sintético

O grande destaque da praça é o 14º campo sintético da cidade, construído no local, com uma área de 36 metros quadrados (m²) e revestido com grama sintética de alta qualidade, além de alambrado e iluminação Led.

“Antes, este local era um antigo campo de terra, sem condições de realizar campeonatos ou competições. Agora, com a modernização para um campo sintético, realizamos o sonho dessa comunidade. Isso transforma a vida de crianças, jovens e adultos, proporcionando a prática de futebol e outras atividades”, ressaltou o secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão.

O secretário ainda assegurou que, além desse 14º campo sintético em Aparecida, outros dois estão previstos para serem entregues à população. “Até o final do ano, mais duas obras de campos sintéticos serão iniciadas nos bairros Veiga Jardim e Jardim Cascata”, frisou.

O projeto de revitalização da praça e construção do campo de futebol foi orçado em R$ 374,9 mil, sendo R$ 224,9 mil provenientes do Tesouro Municipal e os restantes R$ 150 mil financiados pelo Governo de Goiás, através de uma emenda parlamentar do deputado estadual Talles Barreto (União Brasil).

A revitalização da área pública com a construção do campo sintético foi uma demanda apresentada pelo vereador Diony Nery (PSDB) ao prefeito Vilmar Mariano, que esteve presente na cerimônia de inauguração da obra e comemorou a iniciativa.

“A praça ficou maravilhosa, atendeu nossas expectativas. Este é um sonho que se tornou realidade para nossa comunidade, beneficiando milhares de moradores de todas as idades. Como ex-jogador de futebol, compreendo a importância de investir no esporte e incentivar os jovens da periferia a aderir a atividades esportivas como forma de afastá-los de caminhos negativos. Estou muito satisfeito e feliz com este momento”, enfatizou Diony.

Homenagem

A Praça Poliesportiva Francisco Beserra da Silva, foi dedicada a homenagear a memória de um morador da região que dedicou mais décadas de sua vida à promoção do esporte e ao incentivo das crianças a seguirem um caminho saudável e positivo. Ele é reconhecido por suas aulas de futebol gratuitas, que inspiraram gerações de jovens a se envolverem no esporte e a afastarem-se de caminhos prejudiciais.

Para eternizar sua contribuição, a Praça Poliesportiva leva o seu nome e conta com uma placa comemorativa que destaca a importância de sua dedicação à comunidade. Durante a cerimônia de inauguração da Praça Poliesportiva, Francisco Beserra da Silva, filho do homenageado, agradeceu o reconhecimento ao pai.

“É um motivo de muita honra. Quero agradecer a todos os envolvidos nesta homenagem e na construção dessa praça. Meu pai não era apenas um morador, ele era um jogador de futebol que deu aulas para inúmeras crianças. Ele as afastou do crime, das drogas, do vandalismo, sempre incentivando o esporte.”