44° Mutirão de Aparecida encerra com mais de 9 mil atendimentos diretos aos moradores

Por Lígia Mariani

26 de maio de 2024

Por Lígia Mariani

26 de maio de 2024

Foto: Wigor Vieira

Ação realizada durante toda a semana na região do setor Santa Luzia que engloba nove bairros, beneficiou indiretamente mais de 40 mil pessoas

Foi encerrada na tarde deste sábado, 25, a 44ª edição do Mutirão de Aparecida. Moradores do setor Santa Luzia e bairros vizinhos foram beneficiados com mais de 100 serviços diretos realizados em estrutura montada pra Prefeitura de Aparecida na Escola Municipal Cristiane Maria de Souza durante sexta e sábado, 24 e 25 de maio.

Durante os dois dias de atendimentos foram realizados exames oftalmológicos, odontológicos e ultrassonografia, vacinação, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Além do Cadastro Único, emissão de documentos, como RG, Passaporte do Idoso e Cartão da Pessoa com Deficiência, distribuição de mudas, encaminhamento para o mercado de trabalho, atendimento jurídico, atividades culturais, dentre outros.

Em parceria com o Tribunal de Justiça de Goiás, o mutirão também ofereceu mediação e conciliação para fazer divórcio, dissolução de união estável, revisional de pensão alimentícia, reconhecimento de união estável, guarda/regime de convivência e pensão alimentícia, além de reconhecimento de paternidade e orientações sobre tipos de violência contra a mulher.

O prefeito Vilmar Mariano, que ao longo da semana esteve na região beneficiada ouvindo moradores e comerciantes, destacou a importância da iniciativa para a população.

“O Mutirão de Aparecida é um grande ato de cidadania porque a prioridade é justamente atender bem nossa população. Nosso objetivo é levar serviços públicos e os atendimentos essenciais da prefeitura para os bairros e moradores da região beneficiada. Todo mês destacamos uma região para receber o benefício. Eu tenho certeza de que chegamos ao final de mais mutirão, o 44º, com o sentimento de dever cumprido”, afirmou o prefeito Vilmar ao lado da primeira dama, Sulnara Santana, do deputado estadual, Veter Martins, vereadores, secretários e lideranças da região.

“É um programa importante que valoriza o cidadão, atendendo não somente as necessidades individuais com os serviços diretos da Prefeitura, mas também priorizando os bairros, com serviços de manutenção, limpeza das ruas e muito mais. É a prefeitura nos bairros cuidando das pessoas”, pontuou o deputado estadual Veter Martins.

A auxiliar de serviços gerais, Viviane Honorato, que mora no setor Santa Luzia, aproveitou o mutirão para colocar a caderneta de vacinação do filho Augusto, em dia. “Cheguei bem cedo e fui logo atendida. Achei muito bom porque foi pertinho de casa. Hoje saímos daqui com todas as vacinas em dia e aproveitei para olhar outras demandas que estava necessitando”.

Assim como Valdivina Aguiar, que aproveitou o mutirão para emitir alguns documentos perdidos. “Perdi meus documentos, até a carteira de trabalho, na minha mudança. Aqui consegui tudo que precisava. Obrigada prefeito por colocar à disposição esses serviços tão importantes”, agradeceu.

O ex-vereador Almeidinha é um dos líderes da região e agradeceu o empenho da prefeitura em realizar mais uma edição da força-tarefa. “Ontem e hoje foram dois dias de serviços diretos, mas durante toda semana os serviços não pararam. Os bairros aqui da região estão mais limpos, roçados, sinalizados e iluminados. Obrigado prefeito e a todos os secretários pelo empenho na realização de mais uma edição desta ação tão importante para os moradores”, declarou acompanhado de diversos parlamentares e de outros líderes.

Mutirão

Ao longo desta semana, a força-tarefa atuou em áreas como poda de árvores, limpeza de bocas de lobo, sinalização viária, tapa buracos, troca de lâmpadas e outras demandas. Ao todo são mais de 40 mil moradores beneficiados direta ou indiretamente com esta edição do Mutirão que reúne mais de 1,5 mil servidores municipais.

“É um programa importante que valoriza o cidadão, atendendo não somente as necessidades individuais com os serviços diretos da Prefeitura, mas também priorizando os bairros, com serviços de manutenção, limpeza das ruas e muito mais.Mais uma vez encerramos com número record em atendimentos. As secretarias estiveram todas engajadas para entregar aos moradores um serviço de qualidade”, pontuou o secretário de Ação Integrada, Claudivino Vieira.

Vistoria – O prefeito Vilmar Mariano visitou ainda as obras de construção de uma praça completa no Parque São Jorge. As obras estão em ritmo acelerado e beneficiará todos os moradores da região com pontos de lazer, convivência e para a prática de atividades físicas.