4ª edição da Corrida contra o Crack tem forte participação popular

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 23 de março de 2014 – A Prefeitura de Aparecida realizou na manhã deste domingo (23) a 4ª edição do projeto “Aparecida Correndo pela Vida Contra o Crack”. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. Evento integra calendário nacional das corridas de rua e reafirma compromisso da atual gestão em promover ações de combate às drogas.

“Esta iniciativa faz parte do nosso compromisso com a vida. O esporte está sempre relacionado a coisas boas como regras, disciplina e superação. Este evento é uma tentativa de conscientizar a população sobre os riscos. Apesar de Aparecida ser referência no tratamento e reabilitação de dependentes químicos, isto acaba sendo  caro e nem sempre tão eficaz como gostaríamos. O melhor é remédio é mesmo a prevenção” – conta Maguito Vilela.

A largada aconteceu na Avenida Independência, entre o Residencial Village Garavelo e o Setor Central. Houveram diferentes opções de percursos, de 5 e 10 quilômetros, a Mini Maratona Infanto Juvenil, de 800 metros, a caminhada de 5 quilômetros e a Maratoninha, para crianças de 4 a 12 anos. A novidade este ano é que toda a corrida foi filmada por um drone, veículo aéreo não tripulado.

Este ano a competição contou com mais de 4 mil inscritos e uma estrutura organizacional que não perdeu em nada para os grandes eventos do circuito profissional. Além da cronometragem eletrônica, que conta com ajuda de chips e sensores, a direção da prova utilizou da vasta experiência adquirida nas outras edições para oferecer o maior conforto, tanto a atletas quanto aos espectadores.

“É muito gratificante poder participar de um evento como este. Temos visto como o crack tem dizimado famílias inteiras. Esta luta é de todos e para o dependente cada dia é uma nova batalha, assim como no esporte. Cada um de nós sabe o quanto teve que se superar até chegar ao ponto de poder competir aqui hoje. Espero que possamos ser exemplo para as novas gerações e para os recuperandos” – conta José Alves dos Santos, participante da categoria “Portador de Necessidades Especiais”.

A premiação foi dividida entre Geral – Masculino e Feminino – 10km, Participantes de Aparecida (Masculino e Feminino) – 10km e Portadores de Necessidades Especiais (Masculino e Feminino) – 10km; Geral (Masculino e Feminino) – 5km, Participantes de Aparecida (Masculino e Feminino) – 5km, Trabalhadores da Indústria – 5km e Portadores de Necessidades Especiais (Masculino e Feminino) – 5km.

“Sabemos que em nossa cidade existem muitos usuários de drogas, principalmente o Crack, a maioria homens com idade entre 19 e 25 anos. Queremos conscientizar a sociedade dos males provocados por esta droga e mostrar que o esporte é um caminho a ser seguido. Nossa cidade está de parabéns por prestigiar e participar com tanto vigor desta iniciativa, que é a favor da vida” – conta o organizador do evento, Julio Lemos.

A maratona “Aparecida Correndo pela Vida, Contra o Crak” é uma realização da Prefeitura de Aparecida com apoio da Associação Vida Abundante (AVA), Aciag, SESI/SENAI e Federação Goiana de Atletismo, Câmara Municipal de Aparecida e Policias Civil e  Militar. O evento contou com parceria da Caixa Econômica Federal, Buriti Shopping e Oi.

Presenças – O evento contou com a presença dos deputados estaduais Daniel Vilela (PMDB) e Marlúcio Pereira (PTB), do vice prefeito, Ozair José (PT), do presidente da Câmara Municipal, vereador Gustavo Mendanha (PMDB) e demais vereadores; além dos secretários Paulo Rassi, (Saúde), Marcos Alberto Luiz de Campos (Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia), Domingos Pereira (Educação) e Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação).

Também estiveram presentes os secretários Carlos Eduardo de Paula (Fazenda), Afonso Boaventura (Planejamento), Rodrigo Caldas (Desenvolvimento Urbano), Mário Vilela (Infraestrutura), André Luiz (Controle Interno), Raúl Coutinho (Licitações), Sargento Cachoeira (Defesa Civil), Valdemir Souto (Trânsito), André Luiz (Igualdade Racial) e Fábio Camargo (Meio Ambiente).

GANHADORES

10km – Geral Masculino