6ª Corrida contra o Crack em Aparecida atrai 1,7 mil participantes

9 de maio de 2017

Foto: Jhonney Macena

Aparecida de Goiânia, 15 de maio de 2016 – O último domingo (15) foi dedicado ao esporte e ao combate às drogas em Aparecida de Goiânia, com a realização da 6° edição do projeto “Aparecida Correndo Pela Vida Contra o Crack”. O evento, teve início às 8 horas, no Parque da Família, no setor Village Garavelo, e este ano teve o apoio da Associação Vida Abundante (AVA), entre outros parceiros.

Ao todo, 1,7 mil competidores disputaram em seis categorias: profissional feminino e masculino, com percurso de 10 quilômetros cada; amador masculino e feminino, com percurso de 5 quilômetros; portadores de necessidades especiais; e a maratoninha, que reuniu crianças de 2 a 11 anos de idade.

Milhares de pessoas acompanharam a corrida, que teve duração de pouco mais de uma hora e meia até a chegada do último colocado. “Esta maratona a cada ano supera todas as nossas expectativas e seu papel social é muito grande, já que o objetivo principal  é combater as drogas, em especial o crack. O Esporte, assim como a Educação, é o meio mais eficaz de tirar crianças e adolescentes das ruas, onde estão mais suscetíveis aos marginais e às drogas”, pontuou o prefeito Maguito Vilela, que participou na categoria amador.

O idealizador e organizador do evento, o ex-secretário de Habitação, Júlio Lemos, afirma que a corrida é uma forma de conscientizar a população para o não uso das drogas, um mal que vem corrompendo a sociedade e desestruturando as famílias não só em Aparecida. “A realização de ações voltadas para combater as drogas é um assunto mundial, em Aparecida temos muitas famílias nesta situação. É de extrema importância informar a população sobre os riscos do envolvimento com entorpecentes e trabalhar para a criação de políticas públicas para o tratamento dessas pessoas”, analisou organizador.

“A corrida é apenas  o coroamento de todas as ações da  prefeitura. A administração Maguito Vilela tem  a preocupação de trabalhar com as famílias para que assim possamos  mudar a história desses jovens”, completou Júlio Lemos, lembrando o trabalho que já é realizado nos CRAS, CREAS, Centro Pop, entre outras ações desenvolvidas sobretudo nas escolas da Rede Municipal, de forma preventiva.

Corrida incentiva prática de esporte e vida mais saudável

A vencedora da categoria 10 km feminino, Luzinete Andrade dos Santos afirmou que o esporte é um meio de conscientizar a população sobre o não uso de drogas e também incentivar a uma vida mais saudável. “As drogas não trazem nenhum beneficio à vida. Já o esporte proporciona saúde, disciplina, uma vida melhor”, afirmou a corredora.

O vencedor na categoria portador de necessidades especiais (PNE), Valdemar Antônio de Oliveira, mais conhecido como Valdemarzinho, venceu a corrida no percurso de 10 quilômetros. “É uma satisfação poder participar mais uma vez deste evento que luta contra as drogas. O esporte é essencial para a inclusão e para a superação. A corrida contra o crack de Aparecida é um exemplo a ser seguido por outros estados”, declarou.

Os três primeiros colocados nas categorias profissionais receberam premiação em dinheiro e medalhas. Os demais participantes de todas as modalidades da corrida ganharam medalhas. Durante toda a manhã, uma programação paralela também envolveu o público presente. Foram realizadas atividades recreativas para as crianças, que também se esbaldaram com muita pipoca e algodão doce. Para os adultos, foram oferecidas atividades voltadas para a Saúde, como massagens relaxantes, testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

A 6ª maratona da corrida fez parte da programação de aniversário de Aparecida de Goiânia, que este ano completou 94 anos. Foram duas semanas intensas de atividades, que incluiram o tradicional  desfile cívico, com um bolo de 94 metros; a passagem da Tocha Olímpica, no último dia 6; e o Rodeio Show de Aparecida, que reuniu milhares de pessoas no Centro de Cultura e Lazer José Barroso para diversas atrações musicais e rodeio.