Evento reuniu comunidades tradicionais, juventude e lideranças sociais para discutir políticas públicas e propor avanços na promoção da igualdade racial
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia realizou, neste domingo (30), a IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O município é o primeiro da Região Metropolitana a promover o encontro, que reuniu representantes das comunidades quilombola, cigana, povos originários, de matriz africana, juventude, mulheres negras e sociedade civil no Anfiteatro Cantor Leandro. O objetivo do evento foi avaliar as políticas públicas existentes e propor novas ações para ampliar a justiça racial no município.
Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a conferência foi dividida em três eixos principais: Democracia, Justiça Racial e Reparação. Entre os temas debatidos estiveram o fortalecimento da pauta negra no Legislativo, a ampliação da presença da população negra nos espaços de poder, justiça climática, racismo ambiental, saúde e educação para a população negra, direitos culturais, renda justa, enfrentamento às violências — especialmente contra mulheres negras — além da promoção de políticas de reparação voltadas a comunidades tradicionais, como quilombolas, ciganos e povos de terreiro.
Representando o prefeito Leandro Vilela, o secretário de Articulação Política, Vanilson Bueno, destacou a importância do diálogo com a sociedade civil e reafirmou o compromisso da gestão com as pautas de igualdade racial. “Essa conferência representa um avanço no diálogo com a sociedade civil. É por meio da escuta ativa e da participação que conseguimos transformar pautas históricas em políticas públicas efetivas. Aparecida está comprometida com o enfrentamento ao racismo e à desigualdade”, afirmou.
João Batista, conhecido como Joãozinho, coordenador da conferência e representante do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), celebrou o protagonismo das comunidades no processo. “Reunir tantas comunidades tradicionais em um mesmo espaço para debater democracia e justiça racial mostra o quanto Aparecida está avançando. A IV conferência marca um momento de escuta e formulação coletiva, que será refletido nas próximas etapas estaduais e nacionais”, ressaltou.
O prefeito Leandro Vilela reforçou o apoio da administração municipal à promoção da igualdade racial. “Promover a igualdade racial na nossa gestão é um compromisso que assumimos com seriedade. Ainda há muitos desafios a serem enfrentados, mas estamos determinados a avançar com ações concretas que combatam o racismo e garantam os direitos de todos, tornando o município mais igualitário”, declarou o prefeito.
A conferência também marcou o início da preparação de Aparecida para a etapa estadual, prevista para junho, com a escolha de delegados e elaboração do relatório final contendo as propostas debatidas e aprovadas.
A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Trabalho, informa que 487 vagas de emprego estão disponíveis nesta semana através do Sistema Municipal de Emprego (SIME). As oportunidades são ofertadas por empresas locais que utilizam o SIME como canal para divulgar suas vagas e buscar profissionais. As vagas estão cadastradas na página da secretaria no portal da Prefeitura: trabalho.aparecida.go.gov.br e são atualizadas diariamente. Os candidatos podem acessar o site ou tirar dúvidas pelo telefone (62) 99194-3491.
Confira as principais oportunidades:
Vagas em destaque:
• 242 Auxiliar de logistica • 41 Auxiliar de produção • 41 Auxiliar de serviços Gerais • 40 Auxiliar de armazem • 20 Consultor Comercial • 20 Operador de produção (química, petroquímica e afins) • 19 Auxiliar industrial
Outras vagas:
• 15 PCD • 11 Motorista entregador • 10 Auxiliar de farmácia • 10 Movimentador de mercadoria • 10 Representante comercial autônomo • 8 Apontador de produção • 7 Consultor de vendas • 6 Auxiliar administrativo
Onde se candidatar?
1. Unidades SAC sem agendamento:
• Centro, Cidade Administrativa, Parque Flamboyant, Vila Brasília, Veiga Jardim, Cidade Livre e Polo Empresarial.
• Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.
2. Unidades Vapt-Vupt (com agendamento no site):
• Garavelo, Buriti Shopping e Araguaia Shopping.
• Horários:
• Segunda a sexta: 8h às 17h.
• Sábado (Buriti Shopping): 8h às 13h.
Documentos Necessários:
• RG, CPF, Carteira de Trabalho, Comprovante de Endereço e Telefone para contato.
Empresas podem anunciar as vagas pelo telefone (Whatsapp): (62) 9 9297-4113.
Gestor visitou ainda a a área que receberá a nova sede da corporação em Aparecida
Em compromisso voltado ao fortalecimento da segurança pública, o prefeito Leandro Vilela visitou, nesta segunda-feira, 31, o 2º Comando Regional da Polícia Militar (2º CRPM), localizado na Vila Brasília. O gestor municipal foi recebido pelo comandante da unidade, tenente-coronel Lucas Moraes, e pelo subcomandante, tenente-coronel Rodrigo Borges Pighini. Durante a reunião, foram discutidas estratégias de segurança para Aparecida e região com o objetivo de melhorar ainda mais os índices de segurança no município, além do reforço da parceria entre a Prefeitura e as forças policiais estaduais.
Um dos pontos centrais abordados foi a reativação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que voltará a reunir todas as forças de segurança — municipais, estaduais e federais — atuando de forma coordenada no combate ao crime. O prefeito destacou que o GGIM foi criado na gestão do ex-prefeito Maguito Vilela e mantido até o governo de Gustavo Mendanha, mas acabou sendo desativado na administração anterior.
“Nosso objetivo é unir forças com o Governo de Goiás, com o apoio do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela, para garantir mais segurança à população. Uma das ações já efetivadas foi a inauguração da nova sede da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) 24 horas. E vamos reativar o GGIM e investir na capacitação da Guarda Civil Municipal. Além de implantar uma série de ações para melhorar ainda mais a sensação de segurança na cidade. Queremos melhorar nossos índices, tornando Aparecida um modelo de segurança pública para o estado”, destacou Vilela.
O comandante do 2º CRPM, tenente-coronel Lucas Moraes, ressaltou a importância da parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Aparecida. “A segurança pública é um trabalho conjunto. Com o apoio da Prefeitura, conseguimos avançar em políticas públicas e estratégias de prevenção ao crime. A reativação do GGIM e o fortalecimento das nossas estruturas vão contribuir ainda mais para a segurança da população”, afirmou.
Localizado na Vila Brasília, o 2° CRPM é responsável pela segurança das cidades de Aparecida de Goiânia, Hidrolândia, Senador Canedo, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis e Caldazinha.
Após a reunião, o prefeito e os representantes da PM visitaram a área onde será instalada a nova sede do 2º CRPM em Aparecida. A construção faz parte dos investimentos na modernização e estruturação da segurança pública na cidade. “Essa nova sede vai garantir melhores condições de trabalho aos policiais e, consequentemente, mais segurança para nossa população”, acrescentou o prefeito.
A imunização é destinada aos grupos prioritários e será feita ao longo do ano em 37 salas de vacinas espalhadas por toda a cidade
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, via Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia, na próxima segunda-feira, 31 de março, a partir das 7h30, a vacinação contra a influenza (Gripe) na cidade. Também serão realizados dois “Dias D” para convocar toda a população elegível para a vacinação nos próximos 12 de abril e 10 de maio.
Como a partir deste ano a vacina contra a influenza (Gripe) foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação para crianças a partir de seis meses até menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e idosos a partir dos 60 anos, a imunização dessa população será realizada o ano inteiro e não mais somente em campanhas sazonais.
As pessoas dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (listados abaixo) podem ser vacinadas mediante a apresentação de documentos pessoais e comprovatórios da condição que as enquadre nos grupos.
Quem pode ser vacinado
Idosos (acima de 60 anos)
Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Trabalhadores da saúde (com comprovante de trabalho)
Trabalhadores da Educação (com comprovante de trabalho)
Pessoas com comorbidades: doenças respiratórias; cardíacas; renais, hepáticas, neurológicas crônicas, diabetes, transplantados, portadores de trissomias, imunossupressão e obesidade grau III – (com laudo médico ou receita para comprovação)
Pessoas com deficiência permanente
Trabalhadores do transporte coletivo, rodoviário, passageiro urbano e de longos percurso (com comprovante de trabalho)
Profissionais das Forças Armadas (com comprovante de trabalho)
Funcionários do Sistema da População privada de liberdade (com comprovante de trabalho)
Profissionais das forças de segurança e salvamento (com comprovante de trabalho)
Caminhoneiros (com comprovante de trabalho)
População em situação de rua
Povos indígenas
População privada de liberdade acima de 18 anos de idade
Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas
Em todos os postos, os imunizantes contra a influenza trivalente( H1N1, H3N2 e B) poderão ser aplicados juntamente com outros necessários para a atualização vacinal de cada pessoa. A meta da SMS é vacinar 90% de cada grupo elegível.
Postos de vacinação
A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30, e, aos sábados, das 7h30 às 13h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.
Confira os locais:
Ubs Andrade Reis
Ubs Bairro Cardoso
Ubs Bairro Ilda
Ubs Colina Azul
Ubs Cruzeiro do Sul
Ubs Independência Mansões
Ubs Jd Florença
Ubs Jd Rivieira
Ubs Jd Tirandentes
Ubs Mansões Paraíso
Ubs Papillon Park
Ubs Pontal Sul 2
Ubs Veiga Jardim
Ubs Alto Paraíso
Ubs Anhambi
Ubs Bairro Independência
Ubs Bandeirantes
Ubs Boa Esperança
Ubs Buriti Sereno
Ubs Campos Eliseos
Ubs Caraíbas
Ubs Garavelo Park
Ubs Jd dos Ipês
Madre Germana
Ubs Delfiore
Ubs Cândido de Queiroz
Ubs Expansul
Ubs Jd Bela Vista
Ubs Jd dos Buritis
Ubs Jd Olímpico
Ubs Jd Paraíso
Ubs Parque Trindade
Ubs Rosa dos Ventos
Ubs Santa Luzia
Ubs Santo André
Ubs São Pedro
Central de Imunização
Vacinação em abrigos, CMEI’s e para população de rua
Neste sábado, 29 de março, antes da abertura dos trabalhos por toda a cidade, equipes da coordenação de Imunização da SMS vão vacinar os pacientes internados em oito abrigos de idosos da cidade.
Já na semana que vem, na terça-feira, 1º de abril, até o próximo 7 de maio, as equipes vacinarão as crianças de 33 CMEI’s do município seguindo um cronograma já definido.
Na próxima semana será iniciada também, por toda a cidade, a vacinação das pessoas que vivem em situação de rua.
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Articulação Política, realiza neste domingo, 30, a IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento ocorrerá das 8h às 14h, no Anfiteatro Cantor Leandro e tem como objetivo avaliar as políticas públicas municipais voltadas para a promoção da igualdade racial. A conferência visa ainda propor diretrizes que assegurem a efetivação dos direitos das populações historicamente discriminadas.
Durante a conferência, serão abordados os seguintes tópicos:
1. Avaliação das Políticas Públicas Municipais de Promoção da Igualdade Racial: Análise das ações implementadas e seus impactos na comunidade.
2. Propostas para a Implementação de Novas Ações Afirmativas: Discussão sobre estratégias para promover a equidade racial no município.
3. Estratégias de Combate ao Racismo Institucional e Estrutural: Debate sobre medidas para identificar e eliminar práticas discriminatórias nas instituições locais.
4. Fortalecimento da Participação Social e Controle das Políticas de Igualdade Racial: Iniciativas para ampliar a participação da sociedade civil na formulação e monitoramento das políticas públicas.
Além das palestras e debates, haverá a eleição da nova mesa diretora do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), composta por membros e entidades da sociedade civil.
Quem quiser participar pode se inscrever no link https://forms.gle/NGhx7jsP7bLtxrXb6, ou presencialmente no local, no dia do evento, das 7h às 8h.
Prefeito de Aparecida e o vice-governador foram convidados a conhecer pessoalmente iniciativas do município paulista para melhorar a eficácia da alfabetização na rede pública
O prefeito de Aparecida, Leandro Vilela, e o vice-governador Daniel Vilela conheceram nesta sexta (28) boas práticas de gestão em educação pública implementadas na cidade de Cajamar, localizada na Região Metropolitana de São Paulo (SP). Num encontro com o vice-prefeito de Cajamar, Régis Souza, e com o ex-prefeito Danilo Joan, Vilela e Daniel também apresentaram à delegação do município paulista iniciativas que têm ajudado a melhorar os indicadores de qualidade da educação de Aparecida e de Goiás.
A agenda ocorreu no gabinete do prefeito Vilela, na Cidade Administrativa, e dela participaram também o vice-prefeito João Campos e a secretária de Educação, Professora Núbia Farias.
“Nós queremos dar um salto no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] e evoluir na educação em todos os sentidos. Por isso, uma das nossas prioridades é melhorar a infraestrutura de todas as escolas da rede municipal”, disse o prefeito Vilela.
Representando o governador Ronaldo Caiado, Daniel Vilela citou como exemplo de boas práticas do Estado na educação a bolsa estudo para alunos do 9º do ensino fundamental e do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. “É uma maneira que encontramos de estimular os alunos a se comprometerem nos estudos, até porque existe a contrapartida das notas e da presença nas aulas.”
Régis Souza e Danilo Joan convidaram Vilela e Daniel a conhecer pessoalmente as práticas e rotinas implementadas na reformulação da educação pública de Cajamar. Elas incluem a terceirização de serviços de merenda e transporte escolar, por exemplo, e da conservação de prédios públicos. “A gente quer que o que deu certo lá, que funcionou, que funcione aqui também”, afirmou Danilo.
A reunião contou com a presença ainda do empresário João Reis, pai e gestor da carreira do cantor goiano Felipe Araújo, e do próprio artista. Morando atualmente em São Paulo, Felipe conhece de perto a administração de Cajamar. Igor Faria, manager da dupla Patati e Patatá, também participou do encontro, onde apresentou uma material didático voltado à educação infantil que usa a imagem e o carisma dos personagens para reforçar a alfabetização dos alunos da rede de Cajamar.
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, inicia na próxima semana a capacitação dos servidores municipais para o uso do DigitalDoc, nova plataforma digital que será utilizada para o trâmite de todos os processos administrativos da gestão.
O curso será realizado entre os dias 31 de março e 4 de abril, com turmas nos períodos matutino e vespertino, permitindo que os servidores escolham o melhor horário para participação no momento da inscrição.
A ação faz parte do programa Aparecida Digital, que tem como objetivo modernizar a gestão pública, promovendo mais agilidade, economia e transparência nos processos internos da Prefeitura e as inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do link: https://forms.gle/Wh5goTwfg63i3ktU7
“Estamos dando um passo importante rumo à digitalização total da Prefeitura. O DigitalDoc vai transformar a forma como tramitamos processos, eliminando o uso de papel e otimizando o trabalho dos servidores”, destacou o prefeito Leandro Vilela.
A participação dos servidores municipais no curso é fundamental para a transição do modelo físico para o digital e para garantir o pleno funcionamento do novo sistema em todas as secretarias e órgãos municipais.