A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou neste sábado, 28, a quarta edição do programa “Assistência Social Itinerante”. A ação tem como objetivo diminuir a distância entre a população e a secretaria, prestando atendimentos de excelência, beneficiando assim centenas de moradores. Os bairros beneficiados nesta edição foram Vila Delfiori, Jardim das Cascatas, Vila Romana, Jardim Dom Bosco e Jardim São Conrado.
“O público que a Assistência Social atende é muito carente, às vezes em situações de vulnerabilidade, então, a maioria das pessoas não possuem condições de se deslocarem até os equipamentos da secretaria para serem atendidos. Pensando nisso idealizamos o programa para garantir o direito dessas pessoas, facilitando o atendimento de seus anseios e necessidades. E hoje aqui atendemos principalmente a comunidade quilombola que vive na região”, destacou a primeira-dama e secretária de Assistência Social Mayara Mendanha.
A comunidade local teve acesso a todos os serviços oferecidos pela Assistência Social como cadastro e recadastramento do Bolsa Família e CadÚnico, emissão do Passe Livre e Passaporte do Idoso, atendimento odontológico, vacinação, atividades recreativas e culturais, entre outros atendimentos.
Segundo a secretária, a novidade para esta edição é a parceria com o Hemocentro e a doação de brinquedos para crianças. “Além de receber diversos serviços na área da assistência social, saúde, do trabalho e beleza, os moradores tiveram a oportunidade de realizar doação de sangue e ajudar ao próximo. Além disso, a Guarda Civil Municipal se mobilizou nos últimos dias e arrecadou brinquedos para beneficiar as crianças carentes desta região”, explicou Mayara Mendanha.
O prefeito Gustavo Mendanha participou da abertura do evento e parabenizou a Secretaria de Assistência Social pelo sucesso do programa. “Eu fico muito feliz em ver a população alcançando seus direitos e recebendo os serviços da Prefeitura com qualidade. Enquanto fui vereador e presidente da Câmara, fiz visitas nessa região e não tinha nada, hoje a Vila Delfiori se tormou um bairro bem equipado que acolhe várias famílias. Com aproximadamente dois mil habitantes, incluindo a comunidade quilombola, que fazem parte do primeiro quilombo urbano do país, o setor conta com 70% do bairro asfaltado, escola, CMEI e UBS, o que melhora em muito a qualidade de vida de todos”, salientou.
A diarista Maria Aparecida Alves da Silva, 40, esteve na ação para atualizar seu cadastro no Bolsa Família. “Tem quase um ano que meu benefício foi cortado por falta de atualização dos meus dados. E eu não conseguia ter tempo para ir até o Centro resolver essa situação, pois trabalho o dia inteiro e os órgãos da Prefeitura só funcionam de segunda a sexta-feira. Agora graças a essa ação, no final de semana, e ainda por cima na rua da minha casa, eu finalmente consegui”, comemorou a moradora.
Presenças: Participaram da abertura da quarta edição do Assistência Social Itinerante os secretários municipais Alessandro Magalhães (Saúde), Adriano Montovani (Trabalho, Emprego e Renda), Gerfferson Aragão (Esporte, Lazer e Juventude), Ricardo Teixeira (Articulação Política), os vereadores Mazinho (SD), João Santana (PRP), Erivelton Contador (PSDC), Lelis Pereira (DEM), Willian Panda (PCdoB), Leandro da Pamonharia (PV) e o ex deputado Estadual Ozair José da Silva.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)