Aparecida abriu mais de 1,2 mil novas vagas na rede municipal neste mês

Por Elzenúbia Moreira

24 de maio de 2018

Foto: Jhonney Macena

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), abriu 1.229 novas vagas em diversas regiões da rede municipal de ensino em maio deste ano. O cadastro de reserva contava com 9.339 crianças e foi reduzido para 8.110. Atualmente, o município conta com 39.939 alunos matriculadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

A abertura das vagas tem como objetivo atender as crianças que estão no cadastro reserva e reduzir o déficit de vagas no município. Após levantamento realizado na rede municipal, a SEMEC constatou vagas e salas ociosas nas unidades que foram adaptadas, possibilitando a criação de novas turmas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas municipais.

Para o prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha é um sonho que toda criança na sua idade escolar tenha a oportunidade de buscar o ensino dentro das nossas escolas. “Temos feito um esforço grande para abertura de novas salas de aula e adequação de alguns espaços ociosos para que as crianças de Aparecida possam ser atendidas em nossas unidades de ensino”, destacou o prefeito que revelou ainda que existem teses que afirmam que as crianças que começam sua vida escolar nos CMEIs têm uma capacidade de absorção e aprendizado muito maior.

De acordo com a Secretária de Educação Valéria Pettersen, a nova oferta de vagas contempla crianças 6 meses a 5 anos de idade. “Conseguimos chamar quase 1,3 mil alunos, atendendo a uma grande ansiedade dos pais e diminuindo a lista de espera do município”, apontou.

Atualmente, a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, possui 8.533 crianças de 0 a 5 anos que são atendidas em creches e pré-escolas, no período diurno, em jornada integral ou parcial. No Ensino Fundamental, Aparecida tem  31.406 alunos distruibuídos em todas as regiões do município.

A rede municipal de ensino da cidade conta com 59 escolas municipais, 30 CMEIs e 19 instituições filantrópicas conveniadas. Além disso, em agosto a SEMEC vai inaugurar mais uma unidade escolar, o CMEI Retiro Bosque, que vai atender cerca de 150 alunos.