Primeiros estudantes que participam de Conexão Jovem fazem perguntas ao prefeito

Por Klau Bueno

27 de novembro de 2018

Por Klau Bueno

27 de novembro de 2018

Foto: Enio Medeiros

Prefeito ficou mais de uma hora respondendo a perguntas de alunos. Projeto da Secretaria Executiva da Juventude vai acontecer a cada dois meses, conforme calendário escolar dos alunos

Não é muito comum ver prefeito visitando escola para bater papo com alunos, responder a perguntas, tirar fotos e cantar com os estudantes. Mas foi exatamente isso que aconteceu na manhã desta terça-feira, 27, em Aparecida de Goiânia, no Colégio Estadual Joaquim Ricardo Teixeira, no Jardim dos Buritis. Quando o prefeito Gustavo Mendanha chegou os adolescentes que frequentam do 1º ao 3º ano já estavam sentamos no pátio da escola aguardando ansiosos para perguntarem.

Antes do prefeito começar a responder aos questionamentos houve um momento de descontração. Músicos e dançarinos da escola se apresentaram para o prefeito e demais autoridades que o acompanhava: vice-prefeito Veter Martins, secretário executivo da Juventude Hanleryo Arantes, secretária executiva de Comunicação Ana Clara Dias, suplente de deputado estadual Max Menezes e corpo docente da escola. Até o prefeito Gustavo Mendanha entrou no clima e cantou parte da música gospel Lugares Altos.

Já nas perguntas e respostas, que foi transmitido ao vivo pelo Instagram do prefeito Gustavo Mendanha, os estudantes falaram de temas como primeiro emprego, capacitação para jovens, educação, bulling, espaços de lazer e outros. Sobre educação, falando à Melriane Neres, 16 anos, que cursa o 2º ano, o prefeito falou que vai implantar a robótica em todas as escolas municipais de Aparecida para despertar nos alunos o desejo de estudar. O projeto faz parte da Cidade Inteligente, ação que vai conectar todas as áreas de Aparecida.

“Estamos com um projeto de construir praças em todo o município. Com playground, academia aberta, pista de caminhada e ambientes para os jovens também. Além disso, estamos construindo o Centro de Referência para o Esporte de Alto Rendimento”, disse Gustavo Mendanha ao responder a Ana Gabriele, 15 anos, aluna do 1º ano, que quis saber sobre os ambientes de lazer.

O bate papo entre prefeito, alunos e educadores é uma iniciativa da Secretaria Executiva de Juventude que leva o nome de Conexão Jovem. Essa foi a primeira edição, mas segundo o secretário da pasta, Hanleryo Arantes, os encontros serão realizados a cada dois meses nas escolas públicas de Aparecida de Goiânia, conforme o calendário escolar. “Queremos levar a roda de conversa para todas as regiões da cidade e ouvir o maior número de jovens”, disse.

Depois de mais de uma hora respondendo a perguntas e sugestões, o prefeito Gustavo Mendanha continuou na escola ouvindo música, conversando e tirando fotos com os alunos. “É um momento que os jovens têm para falar aquilo que querem e desejam. Para mim foi muito importante. Estou muito feliz, otimista e ansioso para que possamos fazer os próximos encontros”.

Segundo a diretora Luciany Lima, o Conexão Jovem foi um sucesso. “O projeto maravilhoso, foi muito bem elaborado, conversado e trabalhado. A juventude hoje é muito disposta a saber propostas e ações do governo, por isso é tão importante a presença do prefeito aqui, para que os alunos saibam que existe gente disposta a fazer a diferença”, reconheceu.

Para a Melriane Neres, a visita foi positiva. “É muito importante essa visita do prefeito na nossa escola. Deve fazer em outras escolas também, porque incentiva os alunos. Como o prefeito disse, ele estudou em escola pública e tem gente que está estudando e tem muita vontade de estar no lugar dele”.