Caminhada em Aparecida celebra o Dia da Luta Antimanicomial

Por Polliana Martins

15 de maio de 2019

Foto: Ênio Medeiros

Na semana do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, a Secretaria de Saúde (SMS) de Aparecida realizou, na manhã desta quarta-feira, 15, uma caminhada do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Bem Me Quer, no Setor Araguaia, até a Praça da Matriz, Centro. A mobilização, realizada todos os anos, reuniu dezenas de pessoas, dentre elas o prefeito Gustavo Mendanha, servidores da Saúde, vereadores e comunidade.

Na metade do percurso, em frente à Câmara Municipal, o prefeito exaltou o trabalho realizado pela coordenação de Saúde Mental da SMS e declarou total apoio à causa antimanicomial: “Sou um entusiasta  e defensor da liberdade, da dignidade e da assistência carinhosa e qualificada à população. Acompanho com atenção o trabalho dos nossos profissionais e as demandas da cidade. Contem sempre comigo!”

Feliz com o engajamento da Prefeitura, a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Carolina Sartori, destacou que a mobilização desta manhã teve o objetivo de conscientizar a sociedade de que os portadores de transtornos mentais têm o direito à liberdade, a viver em sociedade e a receber o tratamento adequado. “Trabalhamos para que nossos usuários tenham mais dignidade e dizemos não a qualquer retrocesso”, afirmou.

Acolhida afetuosa

Ana Jéssica, 26 anos, usuária da rede e em tratamento contra a depressão e a esquizofrenia desde os 17 anos, disse que já sofreu muito e encontrou alento no Caps Bem Me Quer: “Eu vivia de clínica em clínica, era horrível, até que vim para cá. Aqui sou bem acolhida, não passo mais mal, sou amiga dos funcionários e dos pacientes, é como uma grande família.”

Régis, 39 anos, é paciente do Caps AD III (Veiga Jardim) há 4 anos e afirmou que sua vida mudou para melhor com o tratamento. Para ele, os servidores do unidade são afetuosos e competentes na missão de o ajudaram a abandonar o álcool e as drogas. “O Caps é uma maravilha na minha vida”, declarou.

A caminhada percorreu ruas e avenidas da região Central e terminou na Praça da Matriz, onde, a comunidade local e os participantes do evento receberam  atendimentos de auricoloterapia (terapia natural de estimulação de pontos nas orelhas, semelhante à acupuntura), participaram de números de musicoterapia com danças e de uma roda de batuque.

Pioneirismo e excelência

Aparecida de Goiânia foi a primeira cidade do Centro-Oeste brasileiro a ter Caps tipo III, com atendimento 24h. Atualmente, a rede de Saúde Mental do município é considerada uma das melhores do País, pela excelência dos serviços prestados, e conta com sete unidades, dentre Caps para adultos e crianças, direcionados para tratamentos de transtornos mentais e de dependência de drogas e álcool.

Luta Antimanicomial

No Brasil, 18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data criada em 1987 na cidade de Bauru (SP), durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental. Com o objetivo de expandir o debate e mudar a concepção da loucura e da saúde mental, o movimento foi fundado sob o lema “por uma sociedade sem manicômios” e luta pela promoção da autonomia e cidadania dos pacientes.