O tradicional mês de combate ao câncer de mama começou. E com ele serão realizadas diversas atividades pelas Secretarias de Assistência Social e da Saúde na busca pela conscientização e prevenção contra o câncer de mama. Nos próximos dias serão realizadas ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento contra a doença que atinge milhares de mulheres por ano.
A campanha deste ano tem como tema “Um Toque de Amor por Você”. E a intenção é despertar nas mulheres a importância do amor próprio e da necessidade de cuidados diários. “Queremos levar a importância do amor próprio e fazer a mulher entender que precisa se cuidar. A prevenção contra o câncer de mama tem que partir de nós, ninguém pode fazer isso pela gente”, comentou a primeira-dama se secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.
As ações de conscientização terão início nesta quarta-feira, 09 de outubro com a realização da Conferência dos Diretos das Mulheres no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) no Setor Cidade Vera Cruz, a partir das 14h30. A programação segue durante toda a semana com Rodas de Conversa em outras unidades do CRAS e na próxima terça-feira, 15, será realizada mais uma edição da caminhada Eu Vou de Rosa – “UM TOQUE DE AMOR POR VOCÊ!. A ação terá início no Ginásio de Esportes do Setor Cruzeiro do Sul, a partir das 16h.
Observar atentamente qualquer alteração que possa ocorrer nos seios e conhecer os sintomas do câncer de mama é muito importante para que as mulheres possam cuidar da própria saúde. “Durante todo este mês vamos explicar às mulheres o quão, precisamos explicar o quão é importante o autoexame, pois um simples toque pode mostrar alguma alteração e o tratamento precoce têm grandes chances de cura”, destacou a secretária executiva da Mulher, Deni Souza, que lutou contra a doença e hoje está curada.
A Saúde de Aparecida também aderiu a campanha Outubro Rosa. De acordo com o secretário de Saúde Alessandro Magalhães, a partir deste mês, serão liberadas mais 300 vagas mensais, além das 800 ofertadas atualmente, de exames de mamografia para a população preconizada pelo Ministério da Saúde (MS). A chefa de Redes Temáticas Ciclos de Vida, Amanda Faria, relata que as UBSs terão uma intensa programação durante todo o mês com foco na prevenção e diagnóstico do câncer de mama.
O câncer de mama
O câncer de mama é causado pela multiplicação de células anormais dessa região do corpo que formam um tumor. No Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Existe tratamento e o MS oferece atendimento gratuito por meio do SUS.
Este câncer não tem somente uma causa e a idade é um fator de risco importante, já que cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Outros fatores que exigem atenção são: obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X) e ocorrência de casos na família, dentre outros.
“O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total. Já a ocorrência em homens é menor, mas existe: cerca de 1% do total de casos diagnosticados. Todas as pessoas devem estar atentas para essa doença, observando se há alterações nas mamas e adotando hábitos de vida saudáveis que têm o poder de evitar esse mal”, destaca a chefe de Redes Temáticas Ciclos de Vida, Amanda Faria.
Programação
Quarta-feira, 09/10
Local/Horário: CRAS – Unidade V / Cidade Vera Cruz 2, às 14h30
Quinta-feira, 10/10
Local/Horário: CRAS Unidade II – Vila Souza, às 14h
Sexta-feira, 11/10
Local/Horário: CRAS Unidade VIII – Madre Germana, às 14h
Terça-feira, 15/10
Local/Horário: CRAS Unidade CRAS – Unidade III / Garavelo, às 14h
Quarta-feira, 16/10
Local/Horário: Conjunto Cruzeiro do Sul, às 16h
Concentração: Ginásio de Esporte – Cruzeiro do Sul
Quinta-feira, 17/10
Local/Horário: Cartório Bruno Quintiliano, às 09h
Quinta-feira, 17/10
Local/Horário: Cartório Bruno Quintiliano, às 14h
Sábado, 19/10
Local/Horário: Terminal do Cruzeiro do Sul, às 14h
Segunda-feira, 21/10
Local/Horário: Centro de Convivência Projeto Conviver / Vila Brasília, às 14h
Segunda-feira, 21/10
Local/Horário: Avenida Rudá (Viaduto Ver. João Antonio), às 17h
Terça-feira, 22/10
Local/Horário: Hospital Municipal de Aparecida (HMAP), às 14h
Obs: Certificado de quatro horas
Quarta-feira, 23/10
Local/Horário: CRAS Unidade IV – Nova Cidade, às 09h
Quarta-feira, 23/10
Local/Horário: CRAS I – Parque Flamboyant, às 14h
Quinta-feira, 24/10
Local/Horário: CRAS Unidade VII – Serra Dourada, às 14h
Quinta-feira, 24/10
Local/Horário: Avenida Independência cruzamento do antigo Posto Tenório, às 17h
Sexta-feira, 29/10
Local/Horário: CRAS Unidade VI – Jd. Tiradentes, às 14h
Quarta-feira, 30/10
Local/Horário: CENFI – Centro de Formação Integral, às 14h
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)